O advogado carioca Fernando Fragoso, sócio do escritório Fragoso Advogados, assumiu dia 5/8 a presidência da FIA (Federação Interamericana de Advogados), sediada em Washington D.C., EUA. Fernando já exercia a vice-presidência da entidade desde agosto de 2021. Ele será o primeiro brasileiro a exercer a função em mais de 30 anos.
Entre os objetivos da FIA estão promover o Estado de Direito e a democracia, defender os Direitos Humanos, lutar pela dignidade e o fortalecimento ético dos advogados e a melhoria da administração da Justiça. Por meio do seu Observatório Eleitoral permanente, a FIA acompanhou as eleições recentes na Colômbia e no Peru e também atuará na função de observador no pleito brasileiro, em outubro.
Filho do jurista Heleno Cláudio Fragoso, grande nome do Direito Penal brasileiro, Fernando é advogado criminal, foi duas vezes presidente do IAB (Instituto dos Advogados Brasileiros) e vice-presidente e secretário-geral da OAB/RJ.
Autor de inúmeros trabalhos jurídicos, é advogado criminal desde 1973, quando se formou pela Universidade do Estado da Guanabara, atual UERJ. Fernando é membro do Conselho da International Criminal Bar e advogado admitido para atuar perante o Tribunal Penal Internacional, em Haia. Membro do Conselho Científico do ILANUD (Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e o Tratamento do Delinquente), do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, da Association Internationale de Droit Pénal (Paris), da Société Internationale de Défense Sociale.