Migalhas Quentes

Demarest é um dos melhores lugares para pessoas LGBTI+ trabalharem

Reconhecimento é fruto de pesquisa inédita realizada pela Human Rights Campaign (HRC), Instituto Mais Diversidade e Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.

13/6/2022

O Demarest Advogados foi certificado como um dos Melhores Lugares para pessoas LGBTI+ Trabalharem, de acordo com pesquisa inédita realizada pela Human Rights Campaign (HRC), Instituto Mais Diversidade e Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, divulgada na última sexta-feira (dia 10). O levantamento foi feito com 100 empresas que atuam no país, das quais 38 foram certificadas.

"Adotar a diversidade de pessoas e de ideias no escritório significa atuar com responsabilidade social, ética e respeito aos nossos funcionários, aos nossos clientes e a toda a comunidade", diz Paulo Coelho da Rocha, sócio-diretor do Demarest.

Demarest Advogados é um dos Melhores Lugares para pessoas LGBTI+ Trabalharem(Imagem: Shutterstock )

Para Cesar Rossi Machado, sócio da área de Resolução de Disputas do Demarest e atual sponsor do D Mais, grupo de afinidade voltado à população LGBTQIAP+ e aliados, "este é o reconhecimento de um projeto que vem sendo desenvolvido desde 2018 para ampliar as oportunidades e construir um ambiente seguro de trabalho para qualquer pessoa".

O Índice de Igualdade de Melhores Lugares para Trabalhar (ou Corporate Equality Index - CEI, no original) é uma metodologia aplicada pela HRC desde 2002 nos Estados Unidos. Os critérios foram analisados e revistos pelo Instituto Mais Diversidade para que pudessem fazer parte da HRC Equidade BR.

Para a certificação são considerados cinco critérios: políticas e documentações formais de não discriminação; governança em Diversidade e Inclusão e protagonismo das pessoas LGBTI+ empregadas; educação para a diversidade LGBTI+; compromissos públicos e monitoramento da Inclusão LGBT. Por meio desses tópicos, foram apuradas a adoção de políticas de não discriminação no local de trabalho, a criação de grupos de recursos de funcionários ou conselhos de Diversidade e Inclusão, a oferta de treinamento e a participação em atividades públicas de apoio à inclusão LGBTI+.

Há quatro anos, o Demarest Advogados criou do D Mais, um grupo de afinidade voltado à população LGBTQIA+ e os aliados, que se somam na busca pela construção de um ambiente que valorize cada vez mais a diversidade e possibilite acesso e permanência dessa população ao escritório. O grupo atua para dar suporte efetivo às questões LGBTI+ e assim tornar o ambiente de trabalho e as relações com diferentes públicos mais abertos, acolhedores, respeitosos e seguros para todas as pessoas.

Um dos criadores do D Mais, Marcello Pedroso, sócio da área de Tributária do Demarest, avalia que o reconhecimento "nos incentiva a estarmos sempre vigilantes para garantir um ambiente de trabalho seguro e acolhedor, que se traduz em uma grande diversidade de pessoas e ideias, enriquecendo a qualidade dos serviços que prestamos aos nossos clientes".

Entre algumas ações já realizadas pelo escritório estão: adesão e patrocínio ao Fórum de Empresas LGBTI+; patrocínio ao lançamento da cartilha "Padrões de Conduta Para Empresas", da campanha ONU Livres & Iguais; retificação de nome para pessoas trans em atuação com a Casa Florescer (pro bono); e participação no casamento civil de mais de 150 casais. Além disso, também revisou materiais, processos e sistemas para o uso do nome social nos documentos internos para contratação do público transgênero e na divulgação de ações internas referente aos benefícios para casais homoafetivos.

Como metas para este ano, o grupo D Mais definiu como temas principais de atuação a questão de empregabilidade de pessoas trans e ambiente seguro para lésbicas. Neste último final de semana, o Demarest participou da Feira Trans de Empreendedorismo, Inovação e Empregabilidade, com o objetivo diminuir o preconceito nas empresas, quebrar barreiras no ambiente corporativo e promover a inclusão da população trans no mercado de trabalho.

 

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Juíza compara preposto contratado a ator e declara confissão de empresa

18/11/2024

Escritórios demitem estudantes da PUC após ofensas a cotistas da USP

18/11/2024

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

Por saúde mental, auditor fiscal será remanejado de abatedouro

18/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

A relativização do princípio da legalidade tributária na temática da sub-rogação no Funrural – ADIn 4395

19/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024