Na manhã desta terça-feira, 7, faleceu o ex-presidente do CAM-CCBC - Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil- Canadá, Frederico José Straube, aos 81 anos.
Currículo
Formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco na turma de 1963, foi um dos grandes nomes na construção e fortalecimento da Arbitragem no Brasil. Enquanto Presidente do Centro de Arbitragem do CAM-CCBC, impulsionou o seu crescimento e internacionalização, posicionando o Brasil na Arbitragem Internacional.
Advogado e Árbitro. Foi Presidente do CAM-CCBC - Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil- Canadá desde 2007 até 30 de abril de 2015, tendo já exercido essa função nos anos de 1993 a 1995, além da vice-presidência executiva da mesma entidade de 1999 a 2006. Foi membro do Conselho Consultivo do CAM – CCBC e do Conselho Consultivo do ITA - Institute for Transnational Arbitration, do Comité de Normas y Reglas Arbitrales de ALARB - la Asociación Latinoamericana de Arbitraje e do IBDiC - Instituto Brasileiro de Direito da Construção.
Como árbitro foi membro das seguintes instituições arbitrais: Corpo de Árbitros do CAM-CCBC; Corpo Permanente de Árbitros da Câmara de Mediação e Arbitragem das Eurocâmaras- CAE; Centro de Arbitragem da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa; Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem – CBMA; e integra o Corpo de Árbitros do Centro de Arbitragem, Mediação e Conciliação do Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (CAMERS-CIERGS), bem como da Câmara de Arbitragem e Mediação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (CAM-FIEP).
Ele também foi membro do CBAr - Comitê Brasileiro de Arbitragem, do ICCA International Council for Commercial Arbitration, da Société de Législation Comparée (SLC), do Club Español de Arbitraje de Madrid e Presidente do Capítulo Brasileiro desta última instituição. Membro Titular do IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo. Além disso, foi coordenador do Programa de Treinamento de Arbitragem do CAM-CCBC (Advogando na Arbitragem). Atuou como palestrante e conferencista em congressos de Arbitragem e Mediação no Brasil e exterior. Foi advogado chefe de grupo empresarial (1970-1984).
Ao longo de sua carreira, foi Diretor Jurídico do Grupo Hidroservice e sócio fundador de Straube Advogados, deixando um grande legado para a comunidade jurídica.
Velório
O velório será realizado a partir das 16h, no Funeral Home, Rua São Carlos do Pinhal, 376, em São Paulo. O cotejo sairá amanhã, 8, ao meio-dia, para sepultamento às 14h, no Cemitério São Salvador, em Mogi das Cruzes/SP.