Na manhã de hoje, 1º/6, nove estudantes do curso de Direito da Unisinos Porto Alegre participaram de uma visita técnica à sede de Porto Alegre do escritório Andrade Maia Advogados. A visita faz parte da disciplina de Visitas Técnicas III, em que a instituição de ensino faz uma parceria com os principais escritórios de advocacia da Capital para promover uma maior aproximação com o mercado.
No primeiro encontro realizado após o período de pandemia, a sócia Ana Luísa Mascarenhas, da área de Direito Trabalhista, apresentou o escritório e destacou a sua qualidade de ser um local disruptivo, com um formato menos engessado que os tradicionais escritórios de advocacia. Foi ressaltado também que o escritório valoriza uma relação horizontal entre os integrantes e de troca.
Ana Luísa citou o programa MetAMorfose, projeto de mentoria que tem como objetivo desenvolver estudantes de Direito em situação de vulnerabilidade social. Quanto ao formato de trabalho, atualmente os integrantes atuam no modelo híbrido e podem trabalhar tanto presencialmente quanto em home office. Durante a pandemia, em 2020, o Andrade Maia recebeu o selo Great Place to Work - Melhores Empresas Para Trabalhar e, em 2021, o Great Place to Work Mulher, concedido por uma consultoria global para empresas com uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação.
A importância dada pelo escritório à cultura de inovação e transição para o ambiente digital é evidenciada pela adoção de plataformas que agilizam os processos de trabalho. O Andrade Maia adota o software CPJ para acompanhar o andamento de processos. Um dos aspectos positivos que a pandemia trouxe foi a possibilidade de reforçar a estrutura de Tecnologia da Informação (TI) para dar suporte ao modelo de trabalho à distância, já que a empresa conta com mais de 350 integrantes.
A preocupação com a diversidade é uma das marcas do escritório. “É comprovado que equipes mais diversas são mais criativas e propõem mais soluções. Fazemos um contato ativo com esses movimentos na sociedade para inserir as minorias de forma ativa”, explicou Ana Luísa.
O professor da disciplina de Visitas Técnicas III, Juliano Puchalski Teixeira, acredita que essa troca entre profissionais e estudantes é muito positiva. “Estamos no escritório pela terceira vez. Assim os alunos podem conhecer melhor a realidade dos principais escritórios de Porto Alegre e da advocacia. O diferencial do Andrade Maia é ser um escritório com origem no Rio Grande do Sul, com muitos sócios que ingressaram ainda como estagiários e que hoje são referência nas suas respectivas áreas de atuação”, afirma Juliano.
Para a aluna Anelise Costa, a preocupação social do AM é algo que se destaca. “Sentimos essa preocupação de forma genuína e que o escritório está construindo algo importante nesse sentido”, disse.
Foi apresentado aos alunos o programa de estágio Mentes que Brilham, em que os estudantes fazem uma integração entre o aprendizado na graduação e a rotina prática no dia a dia da advocacia.