Migalhas Quentes

Doutrina e Prática dos Alimentos

Um dos tópicos mais alterados no novo Código Civil

11/2/2004

Sorteio de Obra

 

Migalhas tem o prazer de anunciar o sorteio de um exemplar da obra "Doutrina e Prática dos Alimentos" (3ºedição revista e atualizada de acordo com o novo Código Civil, 350p.), escrita por Sérgio Gilberto Porto, oferecida gentilmente pela Editora Revista dos Tribunais.

 

Um dos tópicos mais alterados no novo Código Civil brasileiro foi o Direito de Família, principalmente na questão da pensão alimentícia, trazendo muitas novidades sobre este tema. Mais do que inovar, firmou legislativamente a realidade, consolidando tendências jurisprudenciais, recomendações doutrinárias e aperfeiçoando o convívio social. Enriquecida com temas atuais e traçando os aspectos fundamentais pertinentes à matéria, a obra volta a lume em perfeita consonância com o novo direito familiar brasileiro. São destacados os pontos de convergência e também as principais diferenças entre os mais importantes textos legais dedicados aos processos envolvendo alimentos. Exaure tanto o aspecto material quanto o processual da matéria, além de trazer a legislação alimentar anotada.

 

Sérgio Gilberto Porto é professor titular de Direito Processual Civil na PUC/RS, professor do curso de mestrado na mesma Universidade e na Escola Superior da Magistratura. Professor fundador da Escola Superior do Ministério Público – RS. Especialista em Direito Processual Civil, mestre em Direito, membro do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul. Foi professor de pós-graduação nas Universidades de Uruguaiana (RS), Caxias do Sul (RS), Passo Fundo (RS) e Manaus (AM), e Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Advogado, com atuação na área de Direito Público e Cível/Empresarial.

 

_______

Ganhadora:

 

Thaís Emília de Sousa Viegas, do escritório Ulisses Sousa Advogados Associados

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Acórdão do TJ/MT cita dispositivo do Código Civil que não existe

2/4/2025

MP/SP denuncia juiz aposentado acusado de falsa identidade por 40 anos

3/4/2025

Advogado que protocolou petição com "bolo e parabéns" vence processo

3/4/2025

Por prescrição intercorrente, juíza extingue execução de R$ 4,9 milhões

2/4/2025

STF declara ilegal revista íntima em presídios, mas permite exceções

2/4/2025

Artigos Mais Lidos

O barato que pode sair caro: declarar valor menor na escritura

2/4/2025

Matrioshka e desconsideração per saltum da personalidade jurídica

3/4/2025

Extinção do aval na falência

4/4/2025

A aplicação de índices de correção monetária e juros moratórios nas condenações impostas à Fazenda Pública: Temas 810 e 1.170 do STF

4/4/2025

Modelo falido emperra o Brasil e sacrifica o povo

2/4/2025