Migalhas Quentes

Início de ano é hora de rever propostas não fechadas

Follow up de retornos comerciais negativos é fundamental para compreender o cliente.

23/2/2022

O empreendedorismo coloca uma série de desafios ao empresário, especialmente com a pandemia, que obrigou muitos a se reinventarem. Empreender, inclusive, virou o jogo para muitas pessoas que ficaram sem alternativa com a perda do emprego. Fato é que ter um negócio gerou motivação para milhões de brasileiros.

De acordo com a BM Finance Group, empreendedores que enviaram propostas em 2021 e não obtiveram respostas têm agora, no início do ano, o período indicado para retomar essas prospecções, afinal, compreender o silêncio do cliente faz parte do desenvolvimento do negócio.

(Imagem: Pexels)

Para a especialista em precificação e finanças, CEO e fundadora da BM Finance Group Beatriz Machnick, o ano passado foi um longo período difícil para o empresário e também para muitos públicos-alvo. Isso fez com que muitas propostas ficassem sem resposta:

“Foi um ano positivo para o empreendedorismo, pelo lado da abertura de novos negócios, mas para a manutenção de empresas em atividade muitas questões ficaram em aberto, como as propostas enviadas sem retorno”.

Buscar o feedback do cliente do “porquê” ele não fechou com a sua empresa é uma grande oportunidade de melhorar as estratégias, capacitar o comercial e ser mais assertivo na comunicação. Trabalhar com uma perspectiva de fechamentos de 70% a 80% das propostas enviadas é fundamental. E, se isso não está acontecendo, tem algum gargalo neste fluxo, afirma a especialista, destacando que há duas esferas no trato com o cliente: negociação e preço.

Na esfera da negociação, não se fala em preço: é o momento de agregar valor e mostrar diferencial. “Quando você sentir que o cliente já contratou na esfera da negociação, aí se fala do preço como uma sugestão. Afinal, se o cliente gostou da proposta, o preço é negociável”, ensina.

Compreender o cliente em suas diferentes situações e de acordo com o momento da conjuntura econômica será possível ao retomar a negociação de onde se parou. “Fazer um follow up cuidadoso é chave, porque seja qual for a resposta que o empresário receber, ela contribuirá para a compreensão de como se está desenvolvendo o negócio. Resultados abaixo do esperado também são indicadores, principalmente do que precisa mudar”, finaliza.

______

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Veja áreas que mais remuneram advogados segundo pesquisa da OAB/SP

15/8/2024

Advogado é agredido por PMs; Justiça manda devolver fiança

15/8/2024

Pais terão IR penhorado por publicação de filhos ligando Moraes ao PCC

15/8/2024

CNJ implementa modelo-padrão de ementas para decisões judiciais

14/8/2024

Justiça determina interdição de santuário dedicado a Lúcifer no RS

14/8/2024

Artigos Mais Lidos

A doação em vida não resolve o problema: O aumento do ITCMD na reforma tributária

15/8/2024

ITCMD: Postergar planejamento sucessório pode sair caro por causa da reforma tributária

15/8/2024

Quando o advogado deve dizer “não”?

15/8/2024

Por que as buscas e apreensões extrajudiciais ainda não saíram do papel?

14/8/2024

Invalidade da cláusula non cedendo em face da Lei das Duplicatas

16/8/2024