Migalhas Quentes

Visual Law: Para Barroso, documento na petição não impede conhecimento

Ao dar provimento ao recurso, o ministro Luís Roberto Barroso registrou que os atos normativos foram “perfeitamente identificados” pela indicação de seu número, data de edição e data de publicação.

17/2/2022

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, reformou decisão que não havia reconhecido a tempestividade de recurso em razão da ausência de demonstração, no ato da interposição, da ocorrência de feriado local.

Os recorrentes colocaram os documentos sobre o expediente forense no corpo da petição, e não em folha à parte. Para o ministro Barroso, esse formato não deve ser considerado como fator impeditivo ao conhecimento do recurso.

A decisão de Barroso foi proferida no âmbito de recurso ordinário em mandado de segurança no qual o recorrente impugnou decisão que havia declarado a intempestividade de recurso especial, em razão da ausência de demonstração, no ato da interposição, da ocorrência de feriado local.

Ao apreciar o caso, o relator Barroso observou que o recorrente conseguiu, sim, comprovar a inexistência de expediente forense no tribunal de origem por meio das íntegras do decreto estadual e do aviso do Tribunal de Justiça que definiram que não haveria de expediente forense naquele período.

Formato

O ministro Luís Roberto Barroso também registrou que o fato de as íntegras do decreto e do aviso do Tribunal terem sido inseridas no corpo da petição - e não em folha à parte - não deve ser considerado como impeditivo ao conhecimento do recurso.

O ministro registrou que os dois atos normativos foram “perfeitamente identificados” pela indicação de seu número, data de edição e data de publicação, “de modo que restou comprovada a alegação do recorrente”.

“Esta Corte já decidiu que a suspensão de prazos processuais em decorrência de feriado local ou outra causa que determine o fechamento do Tribunal de origem pode ser demonstrada por qualquer meio idôneo.”

Por fim, o ministro concedeu a segurança para reconhecer a tempestividade do recurso especial. O advogado Leonardo Reis Pinto atuou pelo recorrente.

O caso tramita sob segredo de justiça.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

A efetividade da utilização do Visual Law como técnica facilitadora da comunicação jurídica

26/11/2021

Visual Law é modismo?

22/10/2021

Notícias Mais Lidas

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

TRF-1: Técnico previdenciário pode ter OAB se impedido contra Fazenda

20/12/2024

Gilmar Mendes reconhece competência do STF para julgar Eduardo Cunha

20/12/2024

STJ anula Júri por falta de quesito obrigatório sem registro em ata

22/12/2024

STJ julga regras sobre intimação pessoal em multa por descumprimento

21/12/2024

Artigos Mais Lidos

Securitização de recebíveis no Estado do Rio de Janeiro: Oportunidade fiscal ou desafio futuro?

20/12/2024

Inteligência artificial e direitos autorais: O que diz o PL 2.338/23 aprovado pelo Senado?

23/12/2024

Coisa julgada, obiter dictum e boa-fé: Um diálogo indispensável

23/12/2024

PLP 108/24 - ITCMD - Tributação da distribuição desproporcional de dividendos

21/12/2024

A alienação fiduciária por contrato particular sem a necessidade de escritura pública

20/12/2024