Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Da Deficiência à Eficiência"

A argumentação do livro é toda baseada em elementos persuasivos para que se compreenda a necessidade de se debater e trabalhar pela inclusão.

15/10/2021

Colocar em discussão e fazer uma análise retórica e jurídica da lei de inclusão e seus efeitos persuasivos. Este é o objetivo da obra "Da Deficiência à Eficiência" (Ribeirão Gráfica Editora - 171p.), do advogado Acir de Matos Gomes

(Imagem: Arte Migalhas)

"O texto do dr. Acir, que por ora lhe chega às mãos, é, antes de tudo, redigido por um humanista. Com essa obra, vislumbramos a possibilidade de viver em uma sociedade mais justa, que seja voltada para a inclusão, a integração e, sobretudo, para a ideia inovadora de unir para reinar, em oposição à máxima tradicional "dividir para reinar'. Assim, este livro se configura em uma tentativa de conscientização coletiva da liberdade de todos e de cada indivíduo separadamente em favor da integração da pessoa com deficiência. Dessa maneira, busca lançar as bases para uma igualdade que reconhece as diferenças, e que, ao mesmo tempo, busca aplacar as desigualdades.

É uma obra que nasce com o intuito de dar voz aos invisíveis, aos silenciados, aos esquecidos, mas principalmente negligenciados em decorrência de sua marca de alteridade. Com esse propósito muito mais amplo, o livro, em primeira instância, nasceu com o intuito de refletir sobre a maneira com que a "Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência busca mudar padrões normativos e os seus sentidos e efeitos de sentidos". Porém, a obra vai muito além e nos impele a uma profunda autoanálise que nos impõe responsabilidade diante do exposto: "As pessoas com deficiência tornam-se eficientes pelo discurso. Resta saber se o discurso se tornará uma praxis, e se de fato, a nossa sociedade será mais justa, igualitária e inclusiva".

Este livro é, sem dúvida, um convite e um caminho para que essa realidade de concretize". Maria Flávia Figueiredo

Sobre o autor:

Acir de Matos Gomes é pós-doutorando pela PUC/SP (2019), doutor em Língua Portuguesa (com ênfase em Retórica Jurídica) pela PUC/SP (2017), mestre em Linguística pela UNIFRAN (2011). Especialista em psicanálise contemporânea pela UNIFRAN. Especialista em Processo Civil pela FACON. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Franca. Professor. Advogado atuante nas áreas: cível, família e criminal. Mediador/Conciliador certificado pelo NUPEMEC/CNJ (2017). Vice-presidente da OAB/SP - 13ª subseção. Coordenador da Escola Superior da Advocacia - ESA- núcleo Franca.

__________

Ganhadores:

Luiz Antonio Pimenta Borges Filho, de Nova Friburgo/RJ; e

Emilson Alvarenga Amaral, de SP

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Juíza compara preposto contratado a ator e declara confissão de empresa

18/11/2024

Escritórios demitem estudantes da PUC após ofensas a cotistas da USP

18/11/2024

Estudantes da PUC xingam alunos da USP: "Cotista filho da puta"

17/11/2024

Gustavo Chalfun é eleito presidente da OAB/MG

17/11/2024

Concurso da UFBA é anulado por amizade entre examinadora e candidata

17/11/2024

Artigos Mais Lidos

O Direito aduaneiro, a logística de comércio exterior e a importância dos Incoterms

16/11/2024

Encarceramento feminino no Brasil: A urgência de visibilizar necessidades

16/11/2024

Transtornos de comportamento e déficit de atenção em crianças

17/11/2024

Prisão preventiva, duração razoável do processo e alguns cenários

18/11/2024

A relativização do princípio da legalidade tributária na temática da sub-rogação no Funrural – ADIn 4395

19/11/2024