Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Da Deficiência à Eficiência"

A argumentação do livro é toda baseada em elementos persuasivos para que se compreenda a necessidade de se debater e trabalhar pela inclusão.

15/10/2021

Colocar em discussão e fazer uma análise retórica e jurídica da lei de inclusão e seus efeitos persuasivos. Este é o objetivo da obra "Da Deficiência à Eficiência" (Ribeirão Gráfica Editora - 171p.), do advogado Acir de Matos Gomes

(Imagem: Arte Migalhas)

"O texto do dr. Acir, que por ora lhe chega às mãos, é, antes de tudo, redigido por um humanista. Com essa obra, vislumbramos a possibilidade de viver em uma sociedade mais justa, que seja voltada para a inclusão, a integração e, sobretudo, para a ideia inovadora de unir para reinar, em oposição à máxima tradicional "dividir para reinar'. Assim, este livro se configura em uma tentativa de conscientização coletiva da liberdade de todos e de cada indivíduo separadamente em favor da integração da pessoa com deficiência. Dessa maneira, busca lançar as bases para uma igualdade que reconhece as diferenças, e que, ao mesmo tempo, busca aplacar as desigualdades.

É uma obra que nasce com o intuito de dar voz aos invisíveis, aos silenciados, aos esquecidos, mas principalmente negligenciados em decorrência de sua marca de alteridade. Com esse propósito muito mais amplo, o livro, em primeira instância, nasceu com o intuito de refletir sobre a maneira com que a "Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência busca mudar padrões normativos e os seus sentidos e efeitos de sentidos". Porém, a obra vai muito além e nos impele a uma profunda autoanálise que nos impõe responsabilidade diante do exposto: "As pessoas com deficiência tornam-se eficientes pelo discurso. Resta saber se o discurso se tornará uma praxis, e se de fato, a nossa sociedade será mais justa, igualitária e inclusiva".

Este livro é, sem dúvida, um convite e um caminho para que essa realidade de concretize". Maria Flávia Figueiredo

Sobre o autor:

Acir de Matos Gomes é pós-doutorando pela PUC/SP (2019), doutor em Língua Portuguesa (com ênfase em Retórica Jurídica) pela PUC/SP (2017), mestre em Linguística pela UNIFRAN (2011). Especialista em psicanálise contemporânea pela UNIFRAN. Especialista em Processo Civil pela FACON. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Franca. Professor. Advogado atuante nas áreas: cível, família e criminal. Mediador/Conciliador certificado pelo NUPEMEC/CNJ (2017). Vice-presidente da OAB/SP - 13ª subseção. Coordenador da Escola Superior da Advocacia - ESA- núcleo Franca.

__________

Ganhadores:

Luiz Antonio Pimenta Borges Filho, de Nova Friburgo/RJ; e

Emilson Alvarenga Amaral, de SP

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

TRF-1: Técnico previdenciário pode ter OAB se impedido contra Fazenda

20/12/2024

Gilmar Mendes reconhece competência do STF para julgar Eduardo Cunha

20/12/2024

STJ anula Júri por falta de quesito obrigatório sem registro em ata

22/12/2024

Artigos Mais Lidos

Planejamento sucessório e holding patrimonial: Cláusulas restritivas societárias

20/12/2024

Decisão importante do TST sobre a responsabilidade de sócios em S.A. de capital fechado

20/12/2024

As perspectivas para o agronegócio brasileiro em 2025

20/12/2024

O futuro dos contratos: A tecnologia blockchain e o potencial dos smart contracts no Brasil

20/12/2024

A sua empresa monitora todos os gatilhos e lança as informações dos processos trabalhistas no eSocial?

20/12/2024