Migalhas Quentes

OAB/RJ auxiliará Legislativo municipal na elaboração de pareceres

O presidente da casa, vereador Carlo Caiado (DEM), conduziu a solenidade de assinatura do termo, no Palácio Pedro Ernesto.

2/9/2021

O presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, assinou, na última terça-feira, 31, um termo de cooperação técnico-científica entre a seccional e a Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Pelo acordo, a Ordem oferecerá expertise jurídica, contribuindo com a elaboração de pareceres jurídicos das comissões da casa, aprimorando assim o processo legislativo.

(Imagem: Foto: Eduardo Sarmento / OAB/RJ)

O presidente da casa, vereador Carlo Caiado (DEM), conduziu a solenidade de assinatura do termo, no Palácio Pedro Ernesto. O vereador Marcelo Diniz (Solidariedade) e o presidente da Comissão de Assuntos Legislativos da OAB/Barra e consultor parlamentar da Câmara Municipal, Paulo Ramon, foram responsáveis pela articulação da parceria. O presidente da Subseção da Barra da Tijuca, Marcus Soares, também representou a advocacia.

“Ao cooperar com a Câmara Municipal, a Ordem cumpre a função de contribuir com a sociedade. Espero que seja o início de uma longa parceria para que tenhamos não só a mais produtiva, mas também a mais eficiente casa legislativa do Brasil”, disse Luciano.

Caiado destacou que a Câmara do Rio registrou a maior produtividade entre as 11 capitais mais populosas do Brasil no primeiro semestre de 2021, com 140 novas leis aprovadas e publicadas, de acordo com um levantamento da Consultoria Legislativa da Casa.

“Essa parceria garantirá que projetos de lei beneficiem ao máximo a população, facilite o trabalho do nosso procurador, sempre que houver impasse sobre a constitucionalidade de alguma proposição, por exemplo. Com esta cooperação, a OABRJ contribui para o aumento da qualidade do Legislativo”, afirmou Caiado.

_________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

CNJ endurece pena de juiz do RJ que se ausentou 104 dias e cedeu token

11/12/2024

Juíza que mandou prender Gusttavo Lima e Deolane é acusada de abuso judicial

10/12/2024

Marco Legal dos Seguros é sancionado sem vetos

10/12/2024

CNJ autoriza oficiais de Justiça a registrar buscas de bens e pessoas

11/12/2024

STJ aprova súmula que veda converter flagrante em preventiva de ofício

11/12/2024

Artigos Mais Lidos

Regulação do uso de IA no Judiciário: O que vem pela frente?

10/12/2024

Devido processo legal na execução trabalhista: Possíveis desdobramentos do Tema 1232 da repercussão geral do STF

9/12/2024

O que os advogados podem ganhar ao antecipar o valor de condenação do cliente?

10/12/2024

Insegurança jurídica pela relativização da coisa julgada

10/12/2024

A face oculta do imposto do pecado

10/12/2024