O Mattos Filho é um dos membros da Net Zero Lawyers Alliance (NZLA), nova aliança formada por mais de 20 escritórios de advocacia líderes internacionalmente. A iniciativa foi criada a partir da Race to Zero, campanha da Convenção-Quadro da ONU sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) que visa zerar emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2050.
Para apoiar neste objetivo macro, cada escritório-membro tem o compromisso de criar metas claras de redução das suas emissões para 2030 e 2050. Outros acordos firmados incluem: incentivar seus clientes para a adesão de compromissos semelhantes aos da campanha Race to Zero; desenvolver e capacitar advogados sobre questões relacionadas a mudanças climáticas; ser um ator ativo para a mudança no sistema jurídico, incluindo regulamentação órgãos e associações do setor; e fornecer serviço pro bono, sempre que possível, para iniciativas jurídicas colaborativas.
“Esse desafio inclui todas as indústrias e todos os países, pois somente com a adesão de todos é que conseguiremos promover essa mudança a partir de uma transição energética e profunda. É a segurança de pessoas, cidades e história que está em jogo”, explica Lina Pimentel, sócia de Direito ambiental e Mudanças climáticas do Mattos Filho. “Já estávamos nessa jornada de ‘Race to Zero’ desde nossa adesão ao Business Ambition for 1.5ºC, do Pacto Global, em 2019. Mas a recente adesão ao Net Zero Laywers Alliance com outros grandes escritórios globais deu concretude ao que precisamos fazer”, comenta.
“Participar desta nova aliança global de escritórios comprometidos em acelerar a transição para carbono zero até 2050 demonstra o pioneirismo do Mattos Filho com a agenda da sustentabilidade. A união de esforços com nossos profissionais, clientes e parceiros para construção de um futuro sustentável é mais uma oportunidade de atuarmos como um real agente transformador da sociedade”, afirma Laura Davis Mattar, gerente de Diversidade, Inclusão e Cidadania corporativa do Mattos Filho.
Além do Mattos Filho, os membros da nova iniciativa incluem Arthur Cox, Baker McKenzie, Bates Wells, Burges Salmon, Castrén & Snellman, Clifford Chance, Clyde & Co, DLA Piper, Draper & Draper, Eversheds Sutherland, Herbert Smith Freehills, Hogan Lovells, Mishcon de Reya, Pinsent Masons, Pollination Group, Reed Smith, Shearman & Sterling, Slaughter and May e Taylor Wessing.
Para mais informações sobre a Net Zero Lawyers Alliance, acesse https://netzerolawyers.com/