Migalhas Quentes

Juíza silencia microfone de advogada em audiência; OAB/RJ denuncia

A magistrada ainda desligou a própria imagem e som enquanto a causídica registrava seus protestos.

21/6/2021

A OAB/RJ, por meio da Comissão de Prerrogativas, protocolou na corregedoria do TRT da 1ª região uma reclamação disciplinar contra magistrada de Nova Friburgo/RJ. A juíza silenciou o microfone da advogada sem avisá-la e desligou a própria imagem e som enquanto a causídica registrava seus protestos.

Em nota, a seccional afirmou que busca a instauração do processo administrativo disciplinar contra a juíza por ter violado prerrogativas, já que a advogada teve o microfone desligado, foi tratada sem urbanidade e ignorada durante suas alegações finais. 

Segundo a OAB/RJ, assim que veio à tona, o episódio deflagrou uma onda de relatos similares de outros colegas em relação à mesma magistrada. Para a seccional, isso demonstra o caráter reiterado do comportamento.

Audiência

A nota afirma que a juíza a interrompeu por diversas vezes a advogada Priscila Korn, usando tom impositivo e rude para respondê-la, faltando com o dever de urbanidade perante a advocacia.

Enquanto a advogada sustentava suas razões finais, consignando inclusive o protesto em relação ao tratamento que lhe foi dispensado, a juíza desligou a própria imagem e som, ignorando-a completamente.

A advogada tentava, também, registrar em ata o protesto a uma pergunta formulada pelo advogado adverso à sua cliente. A advogada disse que “não podemos nos sentir acuados e devemos denunciar os possíveis abusos de poder que podem estar se espalhando pelos tribunais”.

Prerrogativas

O presidente da subseção, Alexandre Valença de Lima, ressaltou que não foi um fato isolado, e por a comarca ser pequena, muitos advogados tinham receio de denunciar.

“Outros advogados relataram terem sofrido intolerância por parte da magistrada diante do pedido de consignação de protesto em ata e recebido tratamento inadequado. Questionaram a prática da magistrada de extinção de crédito por prescrição intercorrente sem que a parte fosse intimada, somente o advogado.”

O presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, salientou que violações de prerrogativas serão sempre tratadas pela entidade como fatos graves.

“Tais abusos são ainda mais problemáticos quando se considera a importância da participação ativa da advocacia nas audiências virtuais, que se tornaram o único meio de realização dos atos judiciais durante a pandemia.”

Para o presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB/RJ, Marcello Oliveira, a procuradora-geral da comissão, Sheila Mafra, o subprocurador-geral da comissão, Raphael Vitagliano, e a procuradora Deborah Goldman, que subscrevem o ofício remetido ao Corregedor do TRT1, o desembargador Jorge Fernando Gonçalves da Fonte, verifica-se que a magistrada agiu, em tese, com abuso de poder enquanto a advogada atuava amparada nas suas prerrogativas profissionais estabelecidas na lei Federal 8.906/94.

Ressaltam ainda que a conduta da magistrada tipifica nítida afronta ao dever de urbanidade previsto na Loman.

_________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Bretas nega adiar sessão e advogado com covid-19 participa do hospital

17/6/2021
Migalhas Quentes

Juiz interrompe audiência ao saber que parte estava no parto da esposa

26/4/2021
Migalhas Quentes

Juíza desliga microfone de advogado durante audiência por vídeo

27/8/2020

Notícias Mais Lidas

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

TRF-1: Técnico previdenciário pode ter OAB se impedido contra Fazenda

20/12/2024

Gilmar Mendes reconhece competência do STF para julgar Eduardo Cunha

20/12/2024

STJ anula Júri por falta de quesito obrigatório sem registro em ata

22/12/2024

Artigos Mais Lidos

Planejamento sucessório e holding patrimonial: Cláusulas restritivas societárias

20/12/2024

Decisão importante do TST sobre a responsabilidade de sócios em S.A. de capital fechado

20/12/2024

As perspectivas para o agronegócio brasileiro em 2025

20/12/2024

O futuro dos contratos: A tecnologia blockchain e o potencial dos smart contracts no Brasil

20/12/2024

A sua empresa monitora todos os gatilhos e lança as informações dos processos trabalhistas no eSocial?

20/12/2024