Nesta quarta-feira, 2, os ministros do STF realizaram votação para a elaboração de lista tríplice para vaga no TSE no cargo de juiz substituto. Pela primeira vez, a lista é composta apenas por mulheres. Os nomes abaixo serão encaminhados ao presidente Bolsonaro:
- Ângela Cignachi Baeta Neves – 9 votos
- Marilda Silveira – 8 votos
- Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro – 8 votos
A escolha de Bolsonaro servirá para substituir a cadeira deixada por Carlos Bastide Horbach que, em maio deste ano, foi nomeado ministro efetivo do TSE.
Marilda Silveira é advogada, mestre e doutora em Direto Público pela UFMG, coordenadora Regional da Transparência Eleitoral, professora de Direito Administrativo e Eleitoral, pesquisadora CEDAU e do Observatório Eleitoral. É membro do IBRADE, IBSEJUR e ABRADEP.
Ângela Cignachi Baeta Neves é advogada, mestre em Função Social do Direito-FADISP e pós-graduada em Direito Eleitoral pela PUC/MG. Vice-presidente do IBRADE - Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral e membro da Comissão de Direito Eleitoral do CFOAB.
Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro é advogada, mestre em Direito de Estado pela USP especialista em Direitos Fundamentais pela Universidade de Coimbra/IBCCrim. Foi assessora-chefe da presidência do TSE e é fundadora da Abradep - Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político.