O escritório Battaglia & Pedrosa Advogados concedeu entrevista ao programa “Empresários de Sucesso”, exibido pela Band News. Os sócios Remo Higashi Battaglia, Paulo André Pedrosa e Maria Tereza Vitangelo explicaram sobre as vantagens e desvantagens em se constituir uma holding para proteção patrimonial, planejamento sucessório e economia.
Holding patrimonial é um tema, que por muitas vezes parece delicado, mas que tem se tornado cada vez mais comum, por ser uma ótima opção para as pessoas que desejam organizar o seu patrimônio e pagar menos impostos.
A holding nada mais é que uma empresa/sociedade formada com objetivo de acumular e administrar o patrimônio. É uma forma de proteger e garantir aos herdeiros, uma passagem segura se sem litígios, tudo isso através de um acordo de cotistas que visa harmonizar as regras na qual a empresa será submetida Muitas vezes imagina-se que o perfil das pessoas que optam pela holding patrimonial é de mega empresários, mas não é bem assim. Hoje em dia qualquer empresário ou família, detentora de algum patrimônio, pode ter acesso a holding.
A abertura de uma Holding se inicia através de uma reunião com o cliente para entender os objetivos dele em relação à proteção patrimonial. Uma vez alinhadas as expectativas, são apurados possíveis dívidas e potenciais conflitos familiares, para que só então, após uma avaliação jurídica e financeira, os advogados possam partir para um plano de ação.
É importante ressaltar, que dependendo das movimentações feitas, pode haver até um acréscimo de tributação, por isso é extremamente importante consultar um advogado para fazer uma análise para identificar a melhor opção para o seu caso específico.