Migalhas Quentes

Águas de Niterói faz devolução do ICMS pago nas contas de água a seus clientes

x

24/1/2007


Iniciativa

Águas de Niterói faz devolução do ICMS pago nas contas de água a seus clientes

A Concessionária Águas de Niterói, do RJ, iniciou esse mês a devolução do ICMS pago nas contas de águas de seus clientes. Em atuação pioneira no país, a empresa saiu na frente em defesa dos direitos dos consumidores e lutou na Justiça, desde 1999, questionando a cobrança do imposto sobre o serviço de fornecimento de água tratada.

Após 7 anos, e com o voto do TJ/RJ, do STJ e do STF, ficou estabelecida a inconstitucionalidade da cobrança do imposto sobre o serviço de fornecimento de água. A devolução se refere aos valores recebidos nas contas de água no período compreendido entre dezembro de 1999 e novembro de 2004. O total dos recursos, cerca de R$ 45 milhões, já com correção monetária, será restituído em forma de crédito nas contas dos clientes, conforme a decisão judicial. Os créditos serão descontados nas próximas contas de água, até seu aproveitamento total, beneficiando mais de 400 mil pessoas.

Para dar transparência ao processo, um Termo de Operacionalização foi firmado entre Águas de Niterói, o Ministério Público e o Município de Niterói.

Devolução

Apesar do crédito de ICMS ser originalmente decorrente do faturamento de água, a devolução será feita sobre o valor total da conta de cada cliente, ou seja, permitirá abater também os valores de esgoto, serviços e parcelamentos em andamento, quando houver, podendo até zerar a nota fiscal durante um determinado período.

Todos os clientes da empresa já estão recebendo em sua residência um comunicado oficial e um extrato, onde a empresa apresenta um histórico com os valores a serem recebidos. Em casos de clientes inadimplentes será descontada a pendência nos créditos até a quitação completa da dívida. Clientes residenciais que tiveram consumo menor que 15m³/mês durante o período citado não têm direito ao crédito, já que, na época, a tarifa nesta faixa de consumo não sofria incidência do ICMS, conforme deliberação da Secretaria Estadual de Fazenda.

____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

TRF-1: Técnico previdenciário pode ter OAB se impedido contra Fazenda

20/12/2024

Gilmar Mendes reconhece competência do STF para julgar Eduardo Cunha

20/12/2024

STJ anula Júri por falta de quesito obrigatório sem registro em ata

22/12/2024

Artigos Mais Lidos

Decisão importante do TST sobre a responsabilidade de sócios em S.A. de capital fechado

20/12/2024

Planejamento sucessório e holding patrimonial: Cláusulas restritivas societárias

20/12/2024

As perspectivas para o agronegócio brasileiro em 2025

20/12/2024

A sua empresa monitora todos os gatilhos e lança as informações dos processos trabalhistas no eSocial?

20/12/2024

O futuro dos contratos: A tecnologia blockchain e o potencial dos smart contracts no Brasil

20/12/2024