Se você leu meu último texto sobre tomar para si, que é dono do seu próprio negócio, vendedor e que precisa se posicionar como tal, já sabe que construir autoridade é essencial para ter sucesso.
Se você leu, entendeu a mensagem, mas agora está se perguntando “por onde eu começo”, este post é para você. (Se você ainda não leu, corre lá!)
Tire da sua cabeça que é complicado demais se posicionar e criar autoridade.
Não pense que já existem muitos advogados no mercado.
Nem ouse pensar que estar na internet é algo supérfluo.
Aqui na 3MIND já comprovamos nossa metodologia e sabemos que uma boa estratégia de marketing digital é o caminho para se posicionar na internet, criar autoridade e ter uma audiência qualificada.
Abaixo te conto sobre dois cases de sucesso e te dou dicas de como começar.
Vamos lá?
O que é permitido pela OAB
O artigo 28 do Código de Ética da OAB define claramente o que é permitido aos advogados em se tratando de publicidade:
“O advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgação em conjunto com outra atividade”.
O que isso significa na prática?
O advogado pode:
Participar de entrevistas e debates, dar palestras em eventos, e divulgar essas ações
Participar de programas de televisão, rádio, podcasts com conhecimento informativo sobre casos específicos
Ter logotipo do escritório
Ter site, blog, páginas e/ou perfis em redes sociais
Oferecer consultas pagas via telefone
O advogado não pode:
Distribuir folhetos e panfletos
Usar telemarketing para prospectar clientes
Veicular anúncios em televisão ou rádio
Publicar propagandas na internet com valores de honorários
Fazer ofertas diretas com CTA do tipo “ligue agora”
É por conta destas regulamentações que apostamos no marketing digital jurídico baseado no conteúdo. Então fazemos uma estratégia de comunicação e marketing especializada no âmbito jurídico, focada em plataformas digitais, baseada em conteúdo jurídico de qualidade.
Isso significa que você começa a fornecer informação de qualidade aos clientes antes mesmo de eles fecharem com seu escritório. A confiança deles em você começa pela resolução de dúvidas simples, sem nenhum custo.
Isso parece loucura?
Garanto que não é.
Exemplo de sucesso
A Ingrácio Advocacia já acumula mais de cinco milhões de visualizações no YouTube e mais de 120 pessoas preenchem o formulário de contato do escritório por dia.
Vale ressaltar que este formulário de contato existe para qualificar os clientes: ou seja, são entre 10-25 perguntas, dependendo do caso, para determinar se o escritório é a melhor escolha para o cliente, e ao final deixa claro a cobrança de R$350 pela consulta inicial.
São mais de 100 consultas pagas todo mês.
Focado em direito previdenciário, o escritório já acumula seis anos de marketing de conteúdo. Completamente transparentes com os clientes, entregam conteúdo de qualidade que ajuda as pessoas que querem fazer o processo de aposentadoria sozinhas.
“A gente escreve no Ingrácio todas as informações que a pessoa precisa para se aposentar sozinha, caso ela possa e não precise de nenhum processo judicial. Sem medo de ‘entregar o ouro’. E esse foi o grande diferencial que fez a gente ir ganhando posição (no Google): nosso conteúdo foi ficando mais atrativo, a gente hoje está na segunda e terceira posições do Google buscando ‘aposentadoria”, conta Rafael Beltrão, sócio do escritório.
Além de estar numa posição incrível no Google e ter chegado lá de maneira orgânica, ou seja, sem pagar por anúncios, o escritório tem um segundo projeto, o Cálculo Jurídico, gigante no país.
Como eles já tinham uma autoridade solidificada no mercado, quando a ferramenta foi a venda, a primeira hora de rendimento por vendas foi suficiente para cobrir todos os custos que o escritório teve com marketing de conteúdo até aquele ponto.
Vinicius Tersi e o poder do marketing de conteúdo
Se o caso da Ingrácio não foi suficiente para provar o poder do marketing de conteúdo, veja só o case do Vinicius Tersi, especialista em direito tributário internacional, que captava a maioria de seus clientes por indicação
“Busquei como poderia divulgar o conteúdo que eu tinha dentro das regras da ordem (OAB) e foi assim que eu conversei com a 3MIND e descobri as questões do blog. Então foi totalmente a caráter experimental o que aconteceu: conforme eu fui vivendo a experiência do blog, eu fui encontrando uma realidade um pouquinho diferente daquela que eu estava acostumado na advocacia. A maior parte das pessoas que passou a me procurar sequer sabia como aplicar corretamente a regra para a situação delas - e tratar essas dores desses clientes já era um ponto que, em si, exigia uma abordagem diferente”, explica o advogado.
Por conta da demanda dos clientes, ele decidiu expandir seus negócios: buscou ter conhecimento sobre todas as áreas de que o cliente precisa, além do tributário, para orientá-lo da melhor maneira.
Expandiu sua área de atuação, captou mais clientes. Aumentou seus rendimentos.
Marketing de Conteúdo para criar sua autoridade
Pode parecer contraintuitivo dar informações “de graça” na internet. Você estudou, passou na Ordem, trabalhou muito para ter seu escritório e agora vai dizer num post como o cliente resolve a situação sem precisar de um advogado?
Mas lembre que os casos complexos, difíceis e desafiadores sempre vão exigir um advogado.
Lembre que se você fornece conteúdo de qualidade e passa confiança, o cliente em potencial vai ter um laço com você e procurar seu escritório quando realmente precisar.
Não há melhor maneira na área jurídica de captar clientes, disso tenho certeza.
Para saber mais sobre o processo de produção de um conteúdo jurídico para se posicionar na internet e criar autoridade, inscreva-se no nosso curso Rumo ao Topo do Google, e confira também o gratuito de Marketing Jurídico Digital.
Confira também a conversa completa com Rafael Beltrão, da Ingrácio Advocacia, e Vinicius Tersi, no 3MINDCAST.