A luta pela igualdade de gênero dentro do ambiente profissional tem motivado empresas a promoverem ações que buscam mais oportunidades para as mulheres no mercado de trabalho. O resultado destas iniciativas tem engajado cada vez mais a participação e, principalmente, a promoção de profissionais do gênero feminino em cargos de liderança.
Recentemente, a publicação Latin American Lawyer, do Iberian Lawyer Group, divulgou um ranking sobre diversidade de gênero dentro da área jurídica no Brasil. Embora as advogadas correspondam a praticamente 50% do total de profissionais registrados no País, ainda são poucos os escritórios que mantêm um número expressivo dessas profissionais em seus quadros de sócios.
Felizmente, segundo a advogada Ana Vasconcelos Negrelli, sócia da área de Direito de Família e coordenadora do Comitê de Diversidade, Inclusão e Compromisso Social de Martorelli Advogados, que possui sede no Recife e filiais em diversos outros estados, essa realidade tem mudado com o passar dos anos. O escritório, de acordo com a publicação, tem, hoje, a segunda maior proporção de sócias, com 59% no quadro societário, entre as bancas jurídicas com mais de 40 colaboradores. "Atualmente, temos 41 profissionais em cargos de liderança em um universo de 70 sócios", explica Ana.
No caso do Martorelli Advogados, a grande presença feminina não se limita somente à sociedade. O escritório tem cerca de 60% do seu corpo jurídico formado por mulheres. Dos 129 advogados e estagiários, 77 são profissionais e estudantes de Direito, o que coloca a banca na 11ª posição no ranking do Iberian Latin Group.
Para Ana Vasconcelos, a área jurídica no Brasil por muitos anos foi vista como um universo masculino no qual era muito difícil as mulheres se destacarem e alcançarem postos de liderança dentro de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. “Hoje, graças ao trabalho conjunto de homens e mulheres com ações afirmativas e abertura de espaço, as advogadas conseguem mostrar seu trabalho e contribuição no mundo jurídico e alcançar cargos de liderança”, comemora.
Martorelli Advogados há alguns anos tem sido reconhecido por iniciativas que visam a inclusão de profissionais no mercado. O escritório mantém o Comitê de Diversidade, Inclusão e Compromisso Social que, entre outras iniciativas, possui programas para contratação de estagiários com mais de 55 anos e pessoas da raça negra, demandas ainda reprimidas na área jurídica. "É muito gratificante ver que abrimos essas oportunidades e as pessoas têm agarrado. Hoje, temos profissionais efetivados e trabalhando vindos das iniciativas", conclui Ana Vasconcelos Negrelli.