O ano da pandemia foi de muitos desafios: mudanças tributárias, em leis, governo federal tentando conter as consequências como podia, e advogados e profissionais jurídicos lutando para se adaptar às rápidas mudanças que surgiam.
Mas em meio a tanta incerteza, diversas oportunidades surgiram: nichos específicos dentro do direito foram ainda mais buscados, profissionais construíram suas autoridades usando ferramentas online, e mais do que nunca o cidadão entendeu o valor de uma assessoria jurídica qualificada.
Não existe maneira melhor de construir audiência e se tornar referência na sua especialidade do que via um planejamento de marketing robusto e focado nos seus objetivos. Hoje quero compartilhar com você os 10 erros que o advogado não deve cometer em um plano de marketing jurídico.
Erro número 1: Não seguir as normas da OAB
O artigo 28 do Código de Ética da OAB define claramente o que é permitido aos advogados em se tratando de publicidade:
“O advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgação em conjunto com outra atividade”.
Ou seja, não é permitido:
Distribuir folhetos e panfletos
Usar telemarketing para prospectar clientes
Veicular anúncios em televisão ou rádio
Publicar propagandas na internet com valores de honorários
Fazer ofertas diretas com CTA do tipo “ligue agora”
Erro número 2: Não usar o que o código de ética permite a seu favor
O Código de Ética da OAB tem as proibições citadas acima em relação ao marketing dos advogados, mas permite outras práticas. Falhar em explorar estas possibilidades é um erro que impede que o planejamento de marketing exista.
Veja abaixo o que é permitido:
Participar de entrevistas e debates, dar palestras em eventos, e divulgar essas ações
Participar de programas de televisão, rádio, podcasts com conhecimento informativo sobre casos específicos
Ter logotipo do escritório
Ter site, blog, páginas e/ou perfis em redes sociais
Oferecer consultas pagas via telefone
Erro número 3: não conhecer seu mercado
É comum que todo profissional suponha conhecer o mercado em que está inserido, mas a verdade é que quando algo é muito familiar, é difícil perceber detalhes e fazer análises concretas.
Assim, não estudar e entender o mercado em que está inserido é um grande erro do advogado.
É importante estar atento às mudanças da sociedade, últimos acontecimentos, como o mercado reage, e como profissionais do seu nicho se posicionam diante dos clientes. Tudo isso faz parte de uma pesquisa essencial para um plano de marketing robusto.
Erro número 4: Não conhecer seu público-alvo
Advogados estão em contato diário com seu público-alvo: seus clientes. Mas será que param para conhecê-lo e entender suas necessidades e dores?
Fazer suposições sobre seu público-alvo é um erro que pode custar muito caro.
Além de não conseguir atender seu cliente da maneira correta, isso impossibilita a prospecção de novos clientes, e gera erro na definição de estratégias do marketing.
Erro número 5: não conhecer sua concorrência
Muitos têm a ideia de que não existe concorrência no meio jurídico. As opiniões variam e você com certeza tem a sua.
De fato existe espaço sempre para bons profissionais, e mesmo com o mercado saturado, todo mundo em algum momento vai precisar de um advogado.
Mas essas não são desculpas para o erro número 5: não conhecer - ou desmerecer - sua concorrência.
Concorrentes correm lado a lado e podem ensinar muito. Estar atento ao comportamento e postura de seus colegas no mercado é essencial para sobreviver numa era em que tudo muda muito rápido e as informações voam pela internet.
Erro número 6: não ter estratégias definidas
Um plano de marketing não é "fazer propaganda" ou ter página em rede social. É muito mais do que isso.
Para que ele seja bem-sucedido é preciso que você não cometa um dos erros mais sérios desta lista: ir fazendo, fazendo, fazendo… sem nenhuma estratégia definida.
Você precisa ter estratégias para alcançar suas metas, o que me leva ao erro número 7.
Erro número 7: não estipular metas
Sem estratégia não se chega a lugar algum, e esse lugar aonde se quer chegar é a meta estipulada.
Ou seja, não ter meta é… um desserviço. Ao seu tempo, seus recursos, sua equipe, seu trabalho!
Erro número 8: não ter controle do trabalho feito
Já deu pra entender que o tema geral dessa lista é planejamento, certo?
E como garantir que a execução está indo de acordo com o planejamento sem métricas? Sem controle? Sem indicadores?
Não cometa este erro: tenha controle do que está acontecendo, mensure números, ações, analise conteúdos. Saiba o que tem mais resposta, o que gera mais engajamento. E isso vale para todas as ações de marketing, não só as digitais.
H2: Erro número 9: usar as ferramentas erradas
Com todo o planejamento pronto, metas definidas e estratégias traçadas, só uma coisa pode dar errado: usar as ferramentas erradas para falar com seu público e executar suas ações.
Há uma série de ferramentas disponíveis para que você escolha:
Erro número 10: não fazer marketing jurídico digital
Quem não está na internet não existe. Isso já está claro, certo?
Construir uma estratégia de posicionamento e conteúdo é o melhor caminho - e se isso parece um pouco demais para você assumir, estamos aqui para te ajudar.
Na 3MIND desenvolvemos uma metodologia de marketing jurídico com objetivo de ranqueamento na primeira página do Google depois de acertar e errar muitas vezes. Foram diversas estratégias de marketing digital implantadas em mais de 150 escritórios de advocacia em todo o Brasil, para finalmente chegar num modelo ideal.
Hoje, compartilhamos conteúdo de qualidade no nosso blog sobre o tema, temos um canal no YouTube com aulas e um podcast semanal discutindo assuntos relevantes para os advogados, para que você possa se atualizar e lançar sua estratégia de marketing jurídico.
Além disso, temos um curso gratuito para você saber mais sobre marketing jurídico e como ele pode alavancar os negócios do seu escritório de advocacia. E, claro, estamos à disposição para te ajudar!