Eleito com 57 dos 78 votos, o senador Rodrigo Pacheco é o novo presidente do Senado para o biênio 2021-2022. A senadora Simone Tebet obteve 21 votos. Os senadores Major Olimpio, Jorge Kajuru e Lasier Martins retiraram suas candidaturas e apoiaram Tebet antes da votação.
No primeiro discurso, o presidente recém-eleito afirmou que vai trabalhar para criar uma sociedade justa e livre, desprovida de discriminações e preconceitos.
Como presidente do Senado, Pacheco é também agora quem preside o Congresso Nacional e é o terceiro brasileiro na linha sucessória do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, atrás do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e do presidente da Câmara dos Deputados.
Biografia
O senador tem 44 anos, é advogado e foi o mais jovem conselheiro federal da OAB, entre 2013 e 2015. Cumpriu um mandato como deputado Federal por Minas Gerais (2015-2019) e foi presidente da Comissão e Constituição e Justiça da Câmara.
No Senado, também atuou como vice-presidente da Comissão de Transparência e Governança. Pacheco recebeu o apoio formal de nove partidos: DEM, PT, PP, PL, PSD, PSC, PDT, Pros e Republicanos.