2020 foi um ano desafiador, duro e exigente: mas em meio a este cenário também surgiram oportunidades incríveis para o direito. O novo ano se inicia com uma série de inovações, aprimoramentos, tendências e novos nichos de mercado.
Sempre falamos por aqui como o direito é parte do dia a dia das pessoas, e como a sociedade e o direito são inseparáveis. Assim, conforme a sociedade evolui, o direito precisa se adaptar para servi-la da melhor maneira possível.
Passamos por diversas mudanças desde o início da sociedade moderna: agricultura, revolução industrial, advento da internet, e estamos agora numa fase chamada “sociedade 5.0”, que vai além da já conhecida “era da informação”. Fala-se de inteligência artificial e avanços que ainda parecem intangíveis para serem totalmente compreendidos.
Com isso, o direito também se torna 5.0: focado no cliente, em suas necessidades específicas, inserido em um cenário digital repleto de peculiaridades. Deve se adaptar às mudanças, estar atento às tendências e saber aproveitar as oportunidades que surgem.
Vamos falar um pouco sobre as principais tendências para 2021, os nichos interessantes para advogados, e como estar preparado para todas as mudanças - e tirar o maior proveito possível do cenário atual!
Tendências que vieram para ficar
A pandemia do covid-19 acelerou o processo de implementação e adaptação de novas tecnologias nas mais diversas áreas, e não foi diferente com o direito. Já víamos os principais tribunais brasileiros digitalizando todos os seus arquivos, e durante 2020 todo o setor jurídico foi forçado a levar suas atividades ao mundo online.
Juntamente a isso, vêm o foco no cliente, a presença e uso de inteligência artificial para facilitar as tarefas do dia a dia, trabalho remoto ou difuso, ensino a distância e, basicamente, toda uma reestruturação do setor.
Inteligência artificial no direito
Já existem softwares específicos para o direito que ajudam profissionais a otimizar processos. É o caso do Astrea, que é capaz de ler intimações, verificar prazos e com base nas informações coletadas fazer sugestões sobre quais seriam os melhores próximos passos para aquele caso específico.
O objetivo é que programas como esse possam ajudar advogados assumindo as tarefas repetitivas, e no futuro ter ainda mais autonomia no processo. Isso garante que os profissionais possam focar em expandir seus escritórios, negócios e lidar com demandas complexas e trabalhosas de maneira mais eficiente.
Além disso, abre tempo também para outra grande tendência do mercado: o foco no cliente.
O cliente é o ponto mais importante de qualquer negócio
Garantir um excelente atendimento aos clientes existentes e ter uma estratégia tão qualificada quanto para prospectar novos é um dos grandes focos do direito. A internet mudou como as pessoas se relacionam com serviços e produtos, e a advocacia não ficou de fora.
Usuários podem dar sua opinião de maneira clara e pública sobre todas as experiências que tiveram: o status de uma boa empresa hoje também vem de seus reviews na internet, engajamento com seguidores em redes sociais e reputação online.
Assim, a mentalidade jurídica muda com a nova sociedade: não deve mais ser conservadora e seguir padrões formais, mas sim estar alinhada à nova realidade que tem seu foco no ser humano, no cliente.
Tudo à distância
O boom das “calls” em 2020 veio para ficar: agora já entendemos que nem toda reunião, palestra, evento ou aula precisa acontecer presencialmente. É claro que muitos encontros voltarão a ser físicos, mas o direito não será o mesmo.
Audiências online, escritórios digitais, EAD e o trabalho difuso: essas modalidades oferecem liberdade, flexibilidade e autonomia aos profissionais, e de quebra ainda otimizam processos.
O escritório digital, onde todos os arquivos são hospedados na nuvem e os profissionais podem trabalhar de qualquer lugar, economiza recursos financeiros, otimiza rotinas e facilita expansão de atuação: seus clientes podem estar em qualquer lugar, assim como você.
As audiências online economizam tempo e dinheiro, assim como agilizam os prazos dos processos. Além disso, com todos os arquivos processuais brasileiros agora digitalizados, advogados não sofrem mais com recessos, feriados ou com a disponibilidade limitada de cópias para consulta.
Nichos a se considerar para 2021
O primeiro ponto a pensar em relação a nichos na advocacia é que independentemente da área do direito, o importante é poder solucionar questões particulares dos clientes daquele nicho.
Por exemplo, o advogado pode se especializar em:
consultoria em contratos na área de marketing online e influencers
consultoria focada em condomínios e edifícios
processos de adoção para casais homossexuais
consultoria litigiosa preventiva para hospitais e clínicas médicas
Com isso em mente, vamos falar de duas áreas importantes do direito que cresceram em 2020 e devem ficar ainda mais em foco em 2021.
LGPD e compliance
“Compliance”, do inglês, significa “estar de acordo com” e nas empresas geralmente representa a área que verifica que a operação está de acordo com todas as leis, regras e também orientações internas da instituição.
É uma forma de prevenir riscos e identificar problemas a tempo, e está extremamente conectada à nova Lei Geral de Proteção de Dados brasileira. A lei, que entrou em vigor no segundo semestre de 2020, garante maior controle aos usuários em relação aos seus dados pessoais, e criou um nicho no mercado: advogados especializados nela.
Advogados que já trabalham em direito digital têm aqui uma grande chance de se especializar na LGPD e assistir empresas na implementação, adaptação e verificação das normas em seus processos.
Além disso, é mais claro do que nunca que dados são o principal ativo da nossa sociedade, e isso não deve mudar tão cedo: quanto mais online e digital for nosso dia a dia, mais valiosas serão nossas informações pessoais.
Assim, advogados podem se especializar neste nicho e focar suas atividades por setor, sejam pequenas empresas, empresas de tecnologia, startup, setor de saúde, entre tantas outras possibilidades.
Direito Trabalhista
As diversas medidas provisórias do governo federal para lidar com a pandemia envolveram uma série de mudanças nas relações de trabalho no país. A suspensão de contrato de trabalho talvez seja a mais falada - e que vai render frutos ao direito trabalhista em 2021.
Ainda que o fim da pandemia não pareça mais tão longínquo, os efeitos das novas legislações e seus desmembramentos só serão sentidos uma vez que a força de trabalho volte à atividade.
Uma vez que isso acontecer, empresas e funcionários terão dúvidas, perguntas, ajustes a fazer e possíveis litígios acontecerão. Aqui, entra o advogado trabalhista especializado: saber navegar esse cenário dando apoio e segurança aos clientes é fundamental.
Esteja preparado para as mudanças
O advogado que só domina o direito é um profissional do passado. Hoje, é necessário dinamismo e flexibilidade para ter sucesso, além de uma postura ativa e empreendedora. Alguns pontos importantes a se considerar para estar preparado para encarar todas as mudanças, tirando proveito da evolução do setor:
Conheça seu público-alvo
Como já falamos, o cliente é o foco de qualquer negócio, empresas voltadas a seus clientes são tendência, e no direito não deve ser diferente. Para oferecer um atendimento de qualidade, o primeiro passo é conhecer seu público-alvo.
Entenda quem você quer atrair para seu escritório, como essas pessoas pensam, o que buscam e como querem ser tratadas. Isso vai ajudar a traçar estratégias de marketing e também vai nortear seus esforços de atendimento.
Posicione-se como especialista
Tenha seu escritório claramente focado em uma área, seja especialista nela, publique conteúdos, participe de eventos, faça parceria com outros profissionais de outras áreas que você não domina.
Em um segundo momento, expanda sua atuação contratando profissionais de outras áreas. Lembre-se de organizar seus processos, tenha gestão financeira e de tempo otimizadas e eficientes, planeje, execute e avalie seus projetos.
O mundo é digital: você também tem que ser
Negócios sem presença online são praticamente inexistentes no mundo de hoje. A internet é uma vitrine onde você pode mostrar tudo que sabe, e uma plataforma para novos clientes, conexões e negócios.
Ter um site bem estruturado, que apresente seu escritório de maneira clara e direta; um blog com conteúdos de qualidade sobre sua área de atuação e redes sociais com estratégias de marketing digital são ferramentas simples que fazem toda a diferença.
Na 3MIND temos uma metodologia comprovada em mais de 150 escritórios por todo o Brasil para alavancar negócios por meio do marketing digital jurídico, e colocar você na primeira página do Google.
E se você quer saber ainda mais sobre nichos do direito, escute minha conversa com Matheus Terra no 3MINDCAST.