Mino Carta X Diogo Mainardi
Mino Carta tem pedido de resposta negado contra Diogo Mainardi
Muitas contendas eram responsáveis, outrora, por fazer nascer um jornalista. Foi assim, por exemplo, com Assis Chateaubriand, que depois viria a ser o proprietário dos Diários Associados, o maior grupo de comunicação que já existiu no Brasil.
Apesar do local de disputa ser as páginas dos periódicos, a contenda entre os jornalistas Mino Carta e Diogo Mainardi infelizmente está ganhando outra arena, a da Justiça.
E uma das muitas ações movidas por Mino Carta contra o polêmico Diogo Mainardi teve sentença proferida esta semana.
Nesse processo, o jornalista Demétrio Carta - nome completo de Mino Carta - pedia para que fosse publicado "direito de resposta" na revista "Veja", em razão da coluna da Diogo Mainardi, de 6/9/06, intitulada "A voz do PT".
No texto impgunado, Mainardi insinuava que "a turma do Luiz Gushiken tomou de assalto o [portal] iG". E afirmava que Carta Capital, hebdomadário de Mino, por atacar Daniel Dantas, tinha sido "recompensada por um acordo com o iG". Por fim, em seu estilo mordaz perguntava : "de quanto?".
Como Mino não queria apenas responder à pergunta de Mainardi ("de quanto?"), o pedido de publicação foi negado pelo juiz Marcelo Nalesso Salmaso (do fórum Regional de Pinheiros). No r. decisum, o magistrado lembra que a "restrição imposta à liberdade de expressão pelo direito de resposta justifica-se apenas na medida em que, no exercício deste, o ofendido se limite a apresentar nova versão - de defesa - em relação ao mesmo fato ofensivo veiculado".
O colunista Diogo Mainardi e a editora Abril (responsável pela Veja) foram representados no caso pela equipe de causídicos do escritório Lourival J. Santos - Advogados.
__________________