Migalhas Quentes

Técnicas de Aceleração do Processo

A obra foi gentilmente oferecida pelo ilustre Juiz

7/1/2004

Sorteio de Obra

 

Migalhas sorteia para os leitores um exemplar do livro “Técnicas de Aceleração do Processo” (Lemos e Cruz Livraria e Editora, 238p.), gentilmente oferecido pelo autor, o ilustre Juiz de direito da comarca de Patrocínio Paulista, Fernando da Fonseca Gajardoni.

 

A falta de estrutura técnico-material do Judiciário, aliada ao anacronismo das leis processuais brasileiras e à falta de preparação dos que a operam, não permite ao processo (instrumento de pacificação social) oferecer tutela jurisdicional tempestiva. A presente obra, além de fazer uma análise estatística da realidade judiciária brasileira e da evolução dos institutos do processo civil nos últimos 15 anos, procura, através de uma sistematização das técnicas de aceleração do processo, apresentar ao leitor uma série de instrumentos jurídicos capazes de abreviar o tempo entre o início e o fim da demanda, algo que é desejo de todos.

 

Afinal de contas, nas palavras do autor, "celeridade não se confunde com precipitação; mas segurança não se confunde com eternização". Trata-se - conforme prefaciado pelo Dr. Carlos Alberto Carmona, Professor da Universidade de São Paulo - sobretudo, de uma "viagem agradável ao mundo do processo. retrospectiva crítica e madura dos diversos mecanismos de aceleração em que o legislador foi apostando ao longo do tempo".

 

______

 

Ganhadora:

 

Viviane Cristina Dietrich

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

Em Júri, promotora acusa advogados de seguirem "código da bandidagem"

19/11/2024

Artigos Mais Lidos

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

Falta grave na exclusão de sócios de sociedade limitada na jurisprudência do TJ/SP

20/11/2024

A revisão da coisa julgada em questões da previdência complementar decididas em recursos repetitivos: Interpretação teleológica do art. 505, I, do CPC com o sistema de precedentes

21/11/2024