Integrantes argentinos da equipe Cavaleiro Sports da Stock Car poderão entrar no Brasil para participar da competição. Embora o pedido tenha sido inicialmente negado pelo STJ, o diretor do departamento de migrações, André Zaca Furquim, autorizou a entrada dos estrangeiros mediante declaração médica que ateste não estarem infectados pelo coronavírus.
Inicialmente, engenheiro e mecânico de uma das equipes da Stock Car ingressaram com habeas corpus preventivo contra a portaria interministerial 152/20, que restringiu a entrada de estrangeiros no país como medida de contenção da pandemia. Eles alegaram que, por não integrarem o grupo de risco da covid-19, não deveriam ter a entrada no Brasil negada. Os profissionais também questionaram a legalidade da portaria interministerial.
Mas o ministro do STJ Sérgio Kukina indeferiu o pedido. S. Exa. afirmou que, apesar de se compreender a importância dos membros da equipe para a realização da prova, não é possível verificar qualquer ilegalidade na portaria que restringiu a entrada de pessoas no Brasil.
A prova inaugural, que estava marcada para o dia 28 de junho, acabou não sendo realizada.
Novo pedido
Com nova data marcada, os integrantes da equipe solicitaram ao departamento de migração a autorização de entrada ao país, alegando que exercem funções imprescindíveis para que a equipe seja competitiva nas corridas e tenha condições técnicas para trabalhar.
Diante disso, o diretor do departamento de migrações autorizou o ingresso e permanência dos estrangeiros mediante declaração médica de autoridade sanitária ou médico local que ateste não estarem infectados pelo coronavírus.
O escritório Nogueira Leite Advogados Associados atua pelos estrangeiros.
- Processo: 08084.004490/2020-02
Veja a decisão.
_____________
Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Acesse: www.migalhas.com.br/coronavirus