Migalhas Quentes

Juíza não aceita relatório médico e dá 48 horas para Bolsonaro entregar exames

Em vez de fornecer resultados de exames, AGU forneceu relatório realizado por médicos da presidência.

1/5/2020

A juíza Federal Ana Lucia Petro Betto, da 14ª vara de São Paulo, concedeu nesta quinta-feira, 30, mais 48 horas para que o presidente Jair Bolsonaro entregue à Justiça os laudos de todos os exames aos quais foi submetido para a detecção da covid-19, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.

Ela havia determinado a apresentação dos resultados no último dia 27. A AGU, por sua vez, apresentou apenas relatório médico realizado pela equipe presidencial. Para a magistrada, o documento não atende “de forma integral” à determinação judicial anterior.

A ação foi ajuizada pelo jornal O Estado de S. Paulo contra a União. O veículo aduziu que, após viagem de comitiva presidencial aos EUA, 23 pessoas que compuseram e acompanharam o cotejo foram infectadas, suscitando especulações e dúvidas sobre a saúde do presidente.

Em sua decisão, a magistrada destacou que, no Estado Democrático de Direito, a publicidade é regra geral. “O sigilo é a exceção." Disse ainda que “todo poder emana do povo”, e que os mandantes têm direito de serem informados quanto ao estado de saúde do representante eleito. 

Mas, em vez de enviar os laudos de todos os exames, a AGU encaminhou à Justiça um relatório médico de 18 de março no qual atesta que Bolsonaro se encontra "assintomático" e teve resultado negativo para os testes do novo coronavírus realizados. O relatório é assinado pelo assistente médico da presidência, o especialista em ortopedia e traumatologia Marcelo Zeitoune, e o coordenador de Saúde da presidência, o urologista Guilherme Guimarães Wimmer.

“Considerando que o documento juntado pela parte ré (relatório médico, datado de 18.03.2020), não atende, de forma integral, à determinação judicial, renove-se a intimação da União, para que, em 48 (quarenta e oito) horas, dê efetivo cumprimento quanto ao decidido, fornecendo os laudos de todos os exames aos quais foi submetido o Exmo. Sr. Presidente da República para a detecção da covid-19, sob pena de fixação de multa de R$5.000,00 por dia de omissão injustificada.”

“Talvez”

Em entrevista a uma rádio gaúcha nesta quinta-feira, o presidente admitiu que “talvez” já tenha tido a doença. “Eu talvez já tenha pegado esse vírus no passado, talvez, talvez, e nem senti."

Há dois dias, no entanto, o presidente disse que não teve a doença e que não mente. "Vocês nunca me viram aqui rastejando, com coriza… eu não tive, pô. E não minto. E não minto."

Veja a decisão

____________

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Acesse: www.migalhas.com.br/coronavirus

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

União tem 48h para apresentar exames de Bolsonaro para covid-19

28/4/2020

Notícias Mais Lidas

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

TRF-1: Técnico previdenciário pode ter OAB se impedido contra Fazenda

20/12/2024

STJ mantém exclusão de limite de 150 salários-mínimos para honorários

19/12/2024

TJ/SP autoriza arbitramento de aluguel antes de partilha em divórcio

19/12/2024

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

Artigos Mais Lidos

Decisão importante do TST sobre a responsabilidade de sócios em S.A. de capital fechado

20/12/2024

Planejamento sucessório e holding patrimonial: Cláusulas restritivas societárias

20/12/2024

As perspectivas para o agronegócio brasileiro em 2025

20/12/2024

A sua empresa monitora todos os gatilhos e lança as informações dos processos trabalhistas no eSocial?

20/12/2024

O futuro dos contratos: A tecnologia blockchain e o potencial dos smart contracts no Brasil

20/12/2024