Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Licitações e Contratos – 70 Grandes Erros"

Divididos em tópicos, os erros permitem o acesso imediato apenas àquela dúvida pontual; carregados de grande número de decisões dos Tribunais de Contas e do Poder Judiciário.

21/2/2020

A obra "Licitações e Contratos - 70 Grandes Erros" (Letramento Editora e Livraria - 206p.), dos autores Eduardo Grossi Franco Neto e Thiago Elias Mauad de Abreu, tem como objetivo contribuir para a diminuição de irregularidades nos procedimentos relativos a licitações e contratos.

"Não se pode olvidar que a Lei geral de licitações é de 1993, acrescida de alterações supervenientes e do avanço do regramento sobre pregões em 2002; portanto, seu modo de evolução deriva da dinâmica das manifestações das consultorias jurídicas e das decisões dos órgãos de controle.

Essa carga jurisprudencial massiva pressiona a necessidade por atualização da qualificação dos operadores; não para acompanhar mudanças normativas, mas verdadeiras mutações legais na leitura da redação dos dispositivos.

O que se percebe, não obstante, são a constância e a propagação massificada de seguidos erros comuns, que prejudicam a busca da finalidade do processo licitatório, a continuidade do serviço público, a busca da proposta mais vantajosa para a Administração, observada a tentativa de universalização da competição.

O leitor encontrará neste livro a explicação técnico-jurídica para 70 grandes erros em licitações e contratos, comuns na atuação massificada diária dos operadores, divididos em tópicos que permitem o acesso imediato apenas àquela dúvida pontual; ainda, carregados de grande número de decisões dos Tribunais de Contas e do Poder Judiciário, de modo a conferir segurança para o leitor quanto ao atual posicionamento dos Tribunais.

O livro adota uma forma de manual e colabora para a prevenção de condenações administrativas, civis ou criminais dos gestores públicos.

Sobre os autores:

Eduardo Grossi Franco Neto é advogado. Procurador do Estado de Minas Gerais. Pós-graduado em 'Ordem Jurídica e Ministério Público' pela FESMPDFT (DF) e em 'Advocacia Pública' pelo IDDE (MG). É Procurador-chefe da Coordenação de Licitações e Contratos da Advocacia-Geral do Estado e Assessor Jurídico-chefe do Centro de Serviços Compartilhados da SEPLAG/MG.

Thiago Elias Mauad de Abreu é advogado formado na PUC/MG. Em 2006, assumiu o cargo de procurador do Estado de Minas Gerais. Foi Assessor Jurídico Chefe na SESMG, Coordenador Chefe da Coordenação de Licitações e Contratos do NAJ/AGE e Assessor Jurídico Chefe do Centro de Serviços Compartilhados/SEPLAG. Foi professor de Direito Constitucional e Direito Tributário na Faculdade Pitágoras.

____________

Ganhador:

Gabriel de Castro Guedes, de Presidente Prudente/SP

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

TRF-1: Técnico previdenciário pode ter OAB se impedido contra Fazenda

20/12/2024

Dino suspende R$ 4 bi de emendas parlamentares e manda PF investigar

23/12/2024

STJ julga regras sobre intimação pessoal em multa por descumprimento

21/12/2024

STJ anula Júri por falta de quesito obrigatório sem registro em ata

22/12/2024

Artigos Mais Lidos

Coisa julgada, obiter dictum e boa-fé: Um diálogo indispensável

23/12/2024

Inteligência artificial e direitos autorais: O que diz o PL 2.338/23 aprovado pelo Senado?

23/12/2024

PLP 108/24 - ITCMD - Tributação da distribuição desproporcional de dividendos

21/12/2024

Macunaíma, ministro do Brasil

23/12/2024

(Não) incidência de PIS/Cofins sobre reembolso de despesas

23/12/2024