Migalhas Quentes

Decreto cria câmara de solução consensual de conflitos na PGE/PE

A CNCM vai implementar procedimentos de solução consensual de conflitos – judicializados ou não – que envolvam a administração publica direta e indireta.

12/1/2020

Foi publicado na última terça-feira, 7, no Diário Oficial de PE o decreto 48.505/20 que instala CNCM - Câmara de Negociação, Conciliação e Mediação da Administração Pública Estadual na PGE/PE. O decreto é de autoria do governador Paulo Henrique Saraiva Câmara e institui medidas para a redução de litigiosidade administrativa e judicial.

A CNCM vai implementar procedimentos de solução consensual de conflitos – judicializados ou não – que envolvam a administração publica direta e indireta. 

Para Rafael Amorim, procurador-chefe adjunto designado como coordenador da unidade, “a Câmara surge em boa hora, como um instrumento relevante para a resolução consensual de disputas, alinhado com a perspectiva de eficiência que se espera da administração pública”.

A norma estabelece que a CNCM atuará em consonância com os princípios da imparcialidade, isonomia, oralidade, informalidade, autonomia da vontade das partes, busca do consenso, boa-fé e garantia do contraditório. Ainda de acordo com o texto, os procedimentos de os procedimentos de negociação, de conciliação e de mediação podem ser instaurados por provocação do interessado ou de ofício.

Além disso, é possível levar à Câmara, mediante solicitação endereçada ao procurador-Geral do Estado, conflitos envolvendo órgãos públicos ou municípios, controvérsias na execução de contratos por empresas que prestam serviço ao Estado, entre outros. 

A solicitação será analisada pela CNCM e, se admitida, serão realizadas sessões reunindo os interessados na realização da autocomposição que, uma vez alcançada, será objeto de homologação.

Veja a íntegra do decreto. 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Arbitragem demora, em média, 1 ano e 9 meses para solucionar conflitos no Brasil

10/4/2019
Migalhas Quentes

PGE/PE autoriza negociação processual quando Fazenda figurar como parte

3/3/2019
Migalhas Quentes

Lei sobre mediação é sancionada

29/6/2015
Migalhas Quentes

Câmara aprova regulamentação da mediação judicial e extrajudicial

8/4/2015

Notícias Mais Lidas

Advogado toma café com cliente e rebate acusação de atuação predatória

8/4/2025

Homem usa advogado criado por IA e é repreendido por juíza: “não gosto de ser enganada”

8/4/2025

Comissão de Segurança do Senado aprova porte de arma para advogados

9/4/2025

Juiz que usou nome falso destacou em sentenças como é fácil fraudar RG

8/4/2025

Decisões do juiz que usou nome falso podem ser anuladas? Advogado explica

8/4/2025

Artigos Mais Lidos

Posso pagar INSS retroativo? Entenda como e quando pagar!

8/4/2025

A responsabilidade pelo IPTU na alienação fiduciária: Recente decisão do STJ e seus reflexos práticos

7/4/2025

Novos meios de comunicação processual: Domicílio Judicial Eletrônico, Diário de Justiça Eletrônico Nacional e Domicílio Eletrônico Trabalhista

7/4/2025

“A quem interessa enfraquecer a Defensoria Pública?” Simetria constitucional, projeto da atividade de risco e o fortalecimento do acesso à Justiça

8/4/2025

Cidadania para ítalo-brasileiros: Quid iuris?

9/4/2025