Melhores condições
TJ/RJ: Interior do Estado terá mais três novos Fóruns
Hoje (20/10) ele estará em Casimiro de Abreu, onde também lança a pedra fundamental da obra prevista para o município. O novo Fórum de Miracema será construído em um terreno de <_st13a_metricconverter productid="5.394,57 metros quadrados" w:st="on">5.394,57 metros quadrados, cedido pela Prefeitura Municipal, na Avenida Deputado Luiz Fernando Linhares. O prédio de três pavimentos mais cobertura terá uma área total construída de <_st13a_metricconverter productid="4.720,17 metros quadrados" w:st="on">4.720,17 metros quadrados e deve estar concluído em um ano. A licitação para a escolha da empresa que fará a obra está prevista para sair em 20 dias.
Segundo o desembargador Sergio Cavalieri, Miracema precisa de um fórum adequado. Inicialmente pensou-se em reformar o atual, mas a idéia se mostrou inviável. O presidente do TJ agradeceu a colaboração do prefeito de Miracema, Carlos Alberto de Freitas Medeiros, pela doação do terreno.
"Miracema, por sua tradição e seu povo, merece uma atenção especial de nosso Tribunal. O que temos feito no Estado é construir fóruns que vão atender a população por pelo menos 50 anos. Infelizmente não poderei inaugurar este fórum, mas tenho a satisfação de deixar tudo encaminhado", disse Cavalieri.
O desembargador elogiou a atuação dos juízes Ana Paula de Azevedo Gomes e Victor Silva dos Passos Miranda, que tornaram Miracema um modelo de Comarca.
A obra do futuro Fórum de Casimiro de Abreu já foi licitada e vai começar <_st13a_personname productid="em breve. O" w:st="on">em breve. O prédio tem o mesmo projeto que o de Miracema. A de Santo Antônio de Pádua ainda vai demorar um pouco mais.
O TJ/RJ tem hoje em andamento 17 obras em todo o Estado. O objetivo é atender melhor o público e dar melhores condições de trabalho a juízes e servidores, adequando os locais ao aumento das demandas. As reformas e construções são pagas com verbas do Fundo Especial do TJ, formado pelas arrecadações com as custas e taxas judiciárias. Em 2005, o custo médio das obras foi de R$ 1.445 por metro quadrado, valor 15,3% inferior ao estimado. Cavalieri iniciou ontem, quarta-feira, uma viagem de três dias ao interior do Estado para visitar obras e fazer inaugurações.
___________