Migalhas Quentes

Professor Juarez Tavares, mestre das ciências criminais no Brasil e no mundo, é homenageado em SP

Evento foi organizado pelo Grupo Prerrogativas, que reúne alguns dos mais importantes juristas, advogados e acadêmicos do país.

2/9/2019

Na última quarta-feira, 28), o professor Juarez Tavares recebeu um jantar em sua homenagem, em São Paulo, organizado pelo Grupo Prerrogativas, que reúne alguns dos mais importantes juristas, advogados e acadêmicos do país, sob a coordenação dos advogados Marco Aurélio de Carvalho, Fabiano Silva dos Santos e Gabriela Araujo.

O evento (veja imagens abaixo), que levou mais de 300 juristas ao tradicional restaurante Rubayat, na Faria Lima, acabou por antecipar a celebração do aniversário do homenageado, que completa 77 anos nesta segunda-feira, 2.

Juarez Estevam Xavier Tavares é advogado e Subprocurador-Geral da República aposentado. Pós-Doutor pela Universidade de Frankfurt am Main (Alemanha - 2004) e Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011), Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), atualmente é Professor Titular da UERJ.

Além da docência na UERJ, Juarez Tavares é também professor visitante nas Universidades Pablo de Olavide (Sevilha - Espanha) e Frankfurt am Main (Alemanha), professor honorário da Universidade de San Martin (Lima-Peru) e professor emérito da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.

Jurista de renome internacional, sua vasta produção bibliográfica inclui clássicos do Direito Penal, hoje citados por doutrinadores de diversos países e inclusive como referência em cortes estrangeiras, como Direito Penal da Negligência (1985), Teoria do Injusto Penal (2000), Teoria do Crime Culposo (2009), Teoria dos Crimes Omissivos (2012) e Fundamentos de Teoria do Delito (2018), além dos inúmeros artigos acadêmicos e conferências proferidas por Tavares no Brasil e no mundo.

Sobre o homenageado e aniversariante do dia, alguns de seus amigos e admiradores fizeram questão de dar seu depoimento à equipe Migalhas:

Em tempos de tamanho ódio e obscurantismo, a lucidez e a genialidade de Juarez Tavares são ainda mais imprescindíveis... A Celebração da sua vida, e do significado de sua obra, é um verdadeiro ato de esperança e resistência.” Marco Aurélio de Carvalho, advogado, sócio fundador da Associação Brasileira dos Juristas pela Democracia e membro fundador do Grupo Prerrogativas.

O que mais me encanta no professor Juarez Tavares é a generosidade e humildade com que, mesmo sendo provavelmente o maior pensador de Direito Penal do Brasil, se não do mundo, tem um grande entusiasmo em doar seu tempo e compartilhar seus conhecimentos com os jovens acadêmicos. Aprendi com o prof. Juarez a aprender com a juventude! Penso que aí está o segredo de sua imensa genialidade.Gabriela Shizue S. de Araujo, advogada, professora na Escola Paulista de Direito, coordenadora do Núcleo da Memória dos Direitos Humanos da CDH-OAB/SP, diretora do Sindicato dos Advogados de São Paulo e membro do Grupo Prerrogativas.

Juarez Tavares é muito mais que um grande professor de Direito Penal. Mais que um pensador, é um humanista que nos inspira na construção de uma sociedade melhor e mais justa”. Alberto Zacharias Toron, advogado criminalista, membro do Grupo Prerrogativas.

Mestre Juarez Tavares é mestre de todos nós que o temos como referência no direito penal, mas não só. Ele sempre esteve na resistência e construiu, com o seu modo de proceder e com o seu pensamento, um Brasil mais digno e democrático. Ele é daqueles seres que Bertold Brecht chama de imprescindíveis: os que lutam toda a vida!”. Kenarik Boujikian, desembargadora aposentada TJ/SP, cofundadora da Associação Juízes para a Democracia e membro do Grupo Prerrogativas.

O Juarez é, sem dúvida, o maior pensador na área penal do Brasil. E, mais do que um intelectual e um acadêmico notável, é um homem que sempre se posicionou, que tem lado e demonstra com veemência e coragem sua opção por um mundo mais solidário e mais justo. E o melhor é que é uma pessoa amiga, que gosta de viver e de uma convivência fraterna.Antonio Carlos de Almeida Castro (Kakay), advogado criminalista e membro do Grupo Prerrogativas.

Juarez Tavares, com a simplicidade dos sábios, é o esteio do Direito Penal democrático do nosso país”. Carol Proner, professora da UFRJ, sócia fundadora da Associação Brasileira dos Juristas pela Democracia e membro do Grupo Prerrogativas.

Juarez Tavarez é um grande jurista e ser humano, um orgulho para o país e para todo o meio jurídico.” Pedro Serrano, professor da PUC/SP e membro do Grupo Prerrogativas.

"O professor Juarez Tavares é guardião da resistência democrática, aliado político e tem papel fundamental nesse cenário." Juliana Souza, advogada, Vice-Presidente da Comissão Estadual da Jovem Advocacia da OAB/SP, militante da luta antirracista e membro do Grupo Prerrogativas.

É impossível conhecer as bases do direito penal moderno no Brasil sem ler as obras do professor Juarez Tavares. Seus escritos sobre os pilares da dogmática penal iluminam as ciências criminais no Brasil e no exterior. Poucos acadêmicos tiveram tanto destaque fora do país como o Prof. Juarez e seu legado é inestimável para desenvolvimento das ciências jurídicas nacionais.Bruno Salles Ribeiro, advogado criminalista, mestre em Direito pela Faculdade de Direito da USP, membro do Grupo Prerrogativas.

Juarez Tavares é um dos maiores nomes do Direito Penal do país. Une, ao mesmo tempo, a excelência acadêmica com o compromisso militante da defesa do Estado Democrático de Direito e dos Direitos Humanos. Sua trajetória nos inspira.Estela Aranha, advogada e membro do Grupo Prerrogativas.

Homenagear o Professor Juarez Tavares é o mínimo que podemos fazer. Autor conceituado internacionalmente, professor brilhante, seus estudos são essenciais na busca por uma Justiça Criminal mais justa. Soma-se ao seu brilhantismo, a humildade em compartilhar com os amigos ensinamentos diários. Um privilégio para nossa geração e para o Grupo Prerrogativas tê-lo como nosso Mestre.Fabiano Silva dos Santos, advogado e membro do Grupo Prerrogativas.

Arrisco dizer que Juarez Tavares é hoje o maior penalista deste país. Homem de caráter inabalável, extremamente humilde e carismático. Com inteligência ímpar, seus estudos sobre as ciências jurídico-criminais são fundamentais para a compreensão da luta contra o punitivismo em nosso estado democrático. Mas, além disso tudo, é meu amigo. Sinto-me extremamente honrada em poder dizer isso. Nesse dia, desejo a Juarez o que há de mais lindo e que nossa luta continue, e que estejamos sempre lado a lado." Marcela Fleming S. Ortiz, advogada criminalista, sócia do Borges Ortiz Advogados e membro do Grupo Prerrogativas.

_________________

Bruno Salles Ribeiro e Marcela Ortiz entregam comenda do Grupo Prerrogativas para o Prof. Juarez Tavares

Carol Proner e Kakay levam o seu abraço ao Prof. Juarez Tavares

Professor Juarez Tavares e Gabriela Araujo

Marcela Ortiz, Gabriela Araujo, Estela Aranha e Maíra Fernandes entregam flores ao professor Juarez Tavares

Prof. Juarez Tavares cercado por juristas, tendo à frente a desembargadora aposentada Kenarik Boujikian

Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Grupo Prerrogativas, recebe os convidados no jantar em hmoenagem ao Professor Juarez Tavares

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Juíza compara preposto contratado a ator e declara confissão de empresa

18/11/2024

Escritórios demitem estudantes da PUC após ofensas a cotistas da USP

18/11/2024

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

TST afasta penhora de imóvel usado como residência familiar

18/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

A relativização do princípio da legalidade tributária na temática da sub-rogação no Funrural – ADIn 4395

19/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024