Migalhas Quentes

Advogado aponta riscos do investimento em criptomoedas

Luiz Augusto Filizzola D’Urso comenta recente notícia de bilionário que perdeu milhões investindo em Bitcoins.

29/4/2019

"É efetivamente muito arriscado investir em criptomoedas." Assim afirma o advogado Luiz Augusto Filizzola D’Urso (D'Urso e Borges Advogados Associados), presidente da Comissão Nacional de Estudos dos Cibercrimes da Abracrim.

A afirmação se deu após o causídico analisar recente matéria publicada no Wall Street Journal, segundo a qual o bilionário japonês Masayoshi Son, um dos homens mais ricos do Japão, perdeu mais de US$ 130 milhões (R$ 512 milhões), após comprar bitcoins no final de 2017, e vendê-las poucos meses depois, no início de 2018, quando a moeda sofreu grande desvalorização.

O advogado destaca que, além do risco de eventual desvalorização, ainda existe a insegurança em razão da falta de regulamentação destas criptomoedas, especialmente no Brasil. D'Urso, que também é coordenador e professor do curso de Direito Digital da FMU, abaliza que "a insegurança neste tipo de investimento é colossal, quase inversamente proporcional à hipervalorização das bitcoins no final de 2017". "Podemos, por exemplo, ter futuramente no Brasil, um cenário de proibição total da comercialização das bitcoins, como ocorreu em alguns países, o que geraria enormes complicações a todos os possuidores desta criptomoeda."

 Defensor da regulamentação das moedas digitais, o advogado acredita que a insegurança diminuiria muito e a reação seria o crescimento dos investimentos em criptomoedas, além da sua popularização para uso diário, ocasionando um reflexo direto nos investimentos de empresas estrangeiras no Brasil.

Já com relação à valorização das criptomoedas, o especialista em Direito Digital afirma que “a regulamentação seria um passo importante, especialmente diante de vários exemplos de indivíduos que lucraram quantias milionárias investindo em criptomoedas. Todavia, enquanto o Brasil não regulamentá-las, o risco permanece elevado".

 "A maioria dos países já reconheceu que as criptomoedas são uma realidade e sua circulação deve estar cada vez mais presente em nosso cotidiano, podendo se tornar uma excelente opção de investimento. Chegou a hora do Brasil também perceber isto."

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TJ/SP absolve servidor que comparou cabelo de advogada a vassoura

12/4/2025

Lucro ou prejuízo? Barroso questiona impacto em planos após rol da ANS

11/4/2025

Desembargador nega exclusão de matéria do SBT sobre Deolane

11/4/2025

Auxiliar de enfermagem que sofreu assédio moral terá rescisão indireta

12/4/2025

STF: 2ª turma tem maioria para manter condenações no caso Boate Kiss

11/4/2025

Artigos Mais Lidos

Golpe do Pix e golpe do falso advogado

11/4/2025

Execução imediata após o Júri: Como (re)agir?

11/4/2025

O uso desvirtuado da ação de responsabilidade prevista no art. 246 da lei 6.404/76 e seus reflexos negativos nos acordos de leniência

11/4/2025

A urgência de precedentes consistentes para o combate da advocacia abusiva

11/4/2025

Matemática constitucional: Alguns números dos últimos 200 anos de história

11/4/2025