Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Arbitragem como Política Pública"

A via arbitral é apresentada como adequada ao enforcement privado das normas de Direito Antitruste e efetiva para a reparação dos danos da Administração Pública nos casos de cartéis em licitação.

6/3/2019

A obra "Arbitragem como Política Pública" (Lumen Juris – 199p.), de Maria Augusta Rost, do escritório Barretto & Rost Advogados, aborda a arbitragem como um componente de política pública para o efetivo combate a cartéis em licitação no Brasil. 

Juntou-se, assim, temas quentes do antitruste e do comércio, em que soube com maestria navegar pelas águas da responsabilidade civil, reparação de danos, arbitrabilidade de questões concorrenciais e políticas públicas. A arbitragem assume, mais uma vez, um papel transformador como método de solução alternativa de conflitos, dessa vez na seara da reparação de danos decorrentes da prática de cartel. E aqui reside talvez a principal contribuição do trabalho da Maria Augusta: a originalidade da proposta que apresenta, sem qualquer receio de enfrentar todos os desafios que a sua implementação impõe.

O trabalho teve o requinte de contar com a experiência acumulada da autora enquanto servidora pública do Ministério da Justiça e do CADE, bem como na advocacia privada em temas relacionados à licitação pública e à arbitragem comercial. A conjunção de todos esses fatores não poderia levar a outro resultado: um trabalho de elevadíssima qualidade, o qual passa a ser referência obrigatória para as discussões sobre o assunto.

Sobre a autora:

Maria Augusta Rost é sócia do escritório Barretto & Rost Advogados. Mestre em Direito do Estado pela UnB. Especialista em Direito Processual Civil pelo UniCEUB. Bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Árbitra da CAMFIEP e CBMAE.

__________

Ganhadora:

Geovana Vieira de Castro Marques, de Manaus/AM

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Em Júri, promotora acusa advogados de seguirem "código da bandidagem"

19/11/2024

Operação Faroeste: CNJ aposenta compulsóriamente desembargadora da BA

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024

A relativização do princípio da legalidade tributária na temática da sub-rogação no Funrural – ADIn 4395

19/11/2024