Migalhas Quentes

Brasil e Argentina propõem comércio regional sem dólar

X

4/9/2006


 Projeto-piloto


Brasil e Argentina propõem comércio regional sem dólar

 

Brasil e Argentina se comprometeram na sexta-feira (1/9) a apresentar uma proposta de um sistema de comércio entre os dois países, e possivelmente entre outros países do Cone Sul, que dispensaria o dólar.

 

A idéia foi debatida durante uma reunião dos ministros da Fazenda dos países membros e associados do Mercosul, realizada no Rio de Janeiro.

 

O objetivo dos dois maiores parceiros do bloco é apresentar um projeto-piloto na reunião presidencial do Mercosul prevista para 15 de dezembro.

 

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou após a reunião que "estudos" estavam sendo feitos, especialmente pelos bancos centrais do Brasil e da Argentina, para tornar possível o comércio regional em moedas locais.

 

"Os bancos centrais (do Brasil e da Argentina) têm que montar uma nova arquitetura cambial que deverá estar pronta antes do fim do ano, para a reunião dos presidentes de modo que já possamos nessa reunião assinar um acordo de implementação dessa nova modalidade", disse Mantega, em entrevista coletiva, segundo a agência de notícias Efe.

 

"Está se avançando neste terreno fundamental para o comércio e a consolidação da integração", afirmou a ministra da Economia da Argentina, Felisa Miceli.

 

Pequenos e médios

 

A intenção seria incentivar empresas de pequeno e médio porte a participar mais do comércio entre os países do Mercosul e seus associados. Atualmente, a obrigatoriedade de usar o dólar atrapalharia o acesso dessas empresas ao mercado regional.

 

Os ministros também discutiram "os desafios do comércio intra-bloco" e a "atuação dos países do Mercosul e países associados em organismos multilaterais", segundo nota do Ministério da Fazenda.

 

Além de Mantega, participaram da reunião no Rio a ministra Felisa Miceli, o ministro da Fazenda da Bolívia, Luis Alberto Arce Catacora, o ministro da Fazenda do Paraguai, Ernst Bergen Schmidt, o ministro de Economia e Finanças do Uruguai, Danilo Astori, e o vice-ministro das Finanças da Venezuela, Julio Viloria.

 

O Mercosul é composto por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela.

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Suzane Richthofen é reprovada em concurso de escrevente do TJ/SP

23/11/2024

Bolsonaro será preso na investigação de golpe? Criminalistas opinam

22/11/2024

TST valida gravação sem consentimento como prova contra empregador

22/11/2024

CNJ e ANS firmam acordo para reduzir judicialização da saúde suplementar

22/11/2024

Discursos de legalidade na terceira República brasileira

22/11/2024

Artigos Mais Lidos

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

Penhora de valores: O que está em jogo no julgamento do STJ sobre o Tema 1.285?

22/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024

Reflexões sobre a teoria da perda de uma chance

22/11/2024

STJ decide pela cobertura de bombas de insulina por planos de saúde

22/11/2024