Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "O Enquadramento das Decisões Estruturais no Código de Processo Civil de 2015"

A obra insere-se no conjunto de estudos pioneiros sobre os processos, medidas ou decisões estruturantes e estruturais no Direito brasileiro.

28/1/2019

O livro "O Enquadramento das Decisões Estruturais no Código de Processo Civil de 2015" (Lumen Juris – 264p.), de Henrique Alves Pinto, analisa a legitimidade do Poder Judiciário que, através das decisões estruturais subsumidas no CPC/15, passou a contar com novos instrumentos vocacionados a uma melhor tutela na concretização de direitos fundamentais de baixa de efetividade.

Ao estudar a temática das decisões estruturais com desassombro e exemplar probidade intelectual, Henrique Alves Pinto logrou produzir um texto que se pode considerar completo, na medida em que não contornou nenhuma dificuldade ou aspecto crítico do problema estudado – na linguagem diplomática, dir-se-ia que não fugiu de nenhum assunto "intratável" –, antes o abordou nos seus múltiplos aspectos, com especial destaque para o ativismo judicial, que não aplaudiu nem condenou, antes submeteu ao crivo da racionalidade, situando-o no espaço, que lhe é próprio, da inevitável criação judicial do direito, que ocorre na passagem do abstrato e geral das normas ao concreto e particular das sentenças, a fim de realizar a justiça em sentido material, que outra coisa não é senão dar a cada um o que é seu.

Afinal, bem conhece o autor a espinhosa quaestio suscitada pelo jurista-filósofo Max Ernst Mayer, ao dizer que, em certo sentido, na sua formulação legal, a norma jurídica, alheia às circunstâncias de cada caso, há de ser, por princípio, abstrata e geral e, não raro, por isso mesmo, necessariamente injusta, razão pela qual, quer se queira quer não, "aquele que semeia normas não pode colher justiça".

 

Sobre o autor:

Henrique Alves Pinto é advogado. Graduado em Direito e pós-graduado em Direito Processual Civil pela UFU. Mestre e doutorando em Políticas Públicas e Direito Público pelo UNICEUB. Atualmente é professor de Direito Público da Faculdade CNEC de Uniaí-MG.

__________

Ganhador:

Gabriel Cavalcante dos Santos, de Água Fria/BA

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TJ/MG revoga liminar e veta transfusão em paciente testemunha de Jeová

15/7/2024

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

OAB/SP divulga nova tabela de honorários com 45 novas atividades

15/7/2024

TJ/BA anula sentença após juiz dizer que "lugar de demônio é na cadeia"

15/7/2024

Funcionária chamada de “marmita do chefe" por colegas será indenizada

16/7/2024

Artigos Mais Lidos

Partilha de imóvel financiado no divórcio

15/7/2024

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Inteligência artificial e Processo Penal

15/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

O setor de serviços na reforma tributária

15/7/2024