Apoio
OAB/SP manifesta solidariedade à Rede Globo que teve, no último dia 12, uma equipe de reportagem seqüestrada. Leia íntegra abaixo:
_____________
NOTA PÚBLICA
A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção de São Paulo - vem a público manifestar sua solidariedade à Rede Globo de Televisão, que teve, no último dia 12 de agosto, uma equipe de reportagem seqüestrada por organização criminosa, fato grave que atesta que o crime organizado vem atuando num crescendo e incorporando novas estratégias criminosas.
Diante da gravidade do episódio, observamos como acertada a decisão da emissora em exibir o vídeo da facção criminosa durante sua programação na madrugada de sábado, cumprindo exigência no sentido de preservar a vida do repórter Guilherme Portanova.
Em que pese a abertura de um precedente para uso dos meios de comunicação para difundir mensagem de organização criminosa, todo esforço deve ser realizado no sentido de garantir a vida em uma negociação dessa natureza, que sempre deve ser conduzida com prudência e serenidade.
Lamentamos a ocorrência de mais esse ato de violência e esperamos que autoridades e sociedade se mobilizem no sentido de reagir e coibir que fatos semelhantes ocorram novamente. É um desafio que é possível superar, buscando a experiência de países que passaram por situações equivalentes e fazendo um trabalho de inteligência para se antecipar aos criminosos. Temos de nos unir para impedir que o crime organizado debilite as instituições, crie um clima de intranqüilidade generalizado e obrigue a mídia, sob terror e coação, a divulgar suas mensagens, colocando em risco o Estado Democrático de Direito e a liberdade de imprensa.
São Paulo, 14 de agosto de 2006.
Luiz Flávio Borges D’Urso
Presidente da OAB/SP
_________