O Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá celebrou ontem, 26/7, 39 anos de atuação. O centro foi fundado por um grupo de professores e advogados que buscava oferecer a arbitragem como uma inovadora e eficiente alternativa na solução de conflitos. A solenidade que marcou a fundação da Comissão de Arbitragem da Câmara de Comércio Brasil-Canadá aconteceu no dia 26 de julho de 1979 no salão Turmalina do Hotel Brasilton, em São Paulo. O primeiro presidente do centro foi o professor e doutor José Carlos de Magalhães, convidado pelo dr. João Caio Goulart Penteado.
Passada uma década da fundação do CAM-CCBC, em 1989, o professor Magalhães, sempre à frente da história da arbitragem brasileira, atuou no primeiro procedimento administrado pelo centro e proferiu a primeira sentença arbitral da instituição.
"O resultado deste trabalho, que hoje completa 39 anos, é o sucesso do instituto da arbitragem no Brasil, que concentra a resolução dos conflitos comerciais mais complexos em disputas, que, no CAM-CCBC, ultrapassam R$ 60 bilhões", disse o atual Presidente do CAM-CCBC, Carlos Forbes.
__________