Migalhas Quentes

Moraes arquiva inquérito contra ex-governadores do Amazonas

Eduardo Braga e Omar Aziz eram investigados por obra de uma ponte. PGR havia se manifestado pelo seguimento da investigação em 1º grau.

9/6/2018

O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou nesta sexta-feira, 8, o arquivamento do inquérito aberto para investigar os senadores Eduardo Braga e Omar Aziz, ambos ex-governadores do Amazonas, por irregularidades na construção da Ponte Rio Negro, em Manaus.

Inquérito foi aberto a partir da delação do ex-executivo da empreiteira Odebrecht Arnaldo Cumplido de Souza. De acordo com um dos depoimentos do delator, teria ocorrido um acerto para que fossem feitos repasses aos investigados para favorecer a empreiteira nas obras da ponte do Rio Negro.

Mesmo após a PGR entender que o inquérito deveria seguir e ser enviado ao 1º grau, Moraes decidiu pelo arquivamento. O ministro disse que o delator não apresentou provas concretas contra os acusados e não há justificativa para a continuidade da investigação.

“O acordo de colaboração premiada é um meio de obtenção de prova pelo qual o colaborador deve apontar indícios e provas a serem obtidos. Na presente hipótese, contudo, todas as informações prestadas pelo colaborador foram negadas pelas testemunhas por ele indicadas; não se obtendo durante a investigação qualquer indício de autoria e materialidade das infrações penais apontadas."

O ministro apontou que, embora a ação penal seja de titularidade do MP, a quem compete oferecer denúncia ou solicitar arquivamento, “é dever do Poder Judiciário exercer sua ‘atividade de supervisão judicial'".

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Saiba quem foi Eunice Paiva, advogada interpretada por Fernanda Torres

6/1/2025

STF invalida lei que obriga bancos a fazer prova de vida do INSS

5/1/2025

Juíza multa cliente por má-fé que contestou seguro prestamista legítimo

4/1/2025

AGU nomeia 100 aprovados em concurso para advocacia pública Federal

5/1/2025

Por fluxo de valores recebidos, juíza valida empréstimos contestados

6/1/2025

Artigos Mais Lidos

A lei 15.040/24 (marco legal dos seguros) e a prescrição

6/1/2025

Concurso público: O problema da prova objetiva e a Justiça como solução

6/1/2025

Afinal, é possível conseguir a aposentadoria por obesidade?

4/1/2025

A inclusão da terceira idade no mercado de trabalho: Uma análise jurídica e social

6/1/2025

Imóvel como garantia: O que muda com a nova regulamentação do CMN?

5/1/2025