A juíza Federal Gabriela Hardt, substituta da 13ª vara de Curitiba/PR, expediu, nesta quinta-feira, 17, o mandado de prisão contra o ex-ministro José Dirceu para que ele comece a cumprir a pena de 30 anos e 9 meses a qual foi condenado na Operação Lava Jato.
De acordo com a decisão, ele deverá ele se apresentar à carceragem da Polícia Federal em Brasília até as 17h de sexta-feira, 18.
-
Confira o despacho.
O ex-ministro foi condenado por corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro em processo que investiga irregularidades na Petrobras.
A decisão da juíza veio após a 4ª seção do TRF da 4ª região negar, nesta quinta-feira, o último recurso naquela Corte interposto pela defesa do ex-ministro José Dirceu. Com a negativa aos embargos de declaração, o colegiado determinou a imediata informação ao juízo de origem – 13ª vara Federal de Curitiba/PR – para o início do cumprimento de pena.
Há um fato interessante a se observar, e que mostra a rapidez ou voluntarismo da jurisdição: no processo de José Dirceu, o extrato da ata de julgamento foi juntado no TRF da 4ª região às 18h12. Em 1º grau, mesmo não havendo juntada de documento, a juíza substituta Gabriela Hardt despachou, determinado a prisão, às 19h20. De modo que ela bateu o recorde do titular, ou melhor, o homem do ano em NY.
-
Processo: 5045241-84.2015.4.04.7000