Integrantes da diretoria do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros participaram no último dia 14 de uma reunião para abordar questões relativas ao uso da tecnologia para facilitar a realização de pesquisar sobre propostas protocoladas na Câmara dos Deputados.
A presidente do instituto, Rita Cortêz – junto com o secretário-Geral, Carlos Eduardo Machado, e o diretor-secretário do instituto, Antônio Laért Vieira Junior – se reuniu com analistas e consultores da diretoria legislativa, do centro de estudos e debates estratégicos e da consultoria legislativa da Câmara.
De acordo com Rita, o objetivo da reunião foi buscar formas de mapear os projetos de lei relevantes a serem debatidos pelo instituto, a fim de garantir "que o entendimento do IAB sobre as questões tratadas nos PLs seja analisado bem antes da votação e contribua efetivamente para o aprimoramento da ordem jurídica".
Segundo Carlos Eduardo Machado, a identificação das matérias relevantes, por meio de softwares indicados pelos analistas e consultores, será muito útil, já que mais de quatro mil projetos de lei são protocolados pela Câmara todos os anos.
O secretário-Geral ressalta a importância da elaboração dos pareceres do IAB aos relatores dos projetos. "O encaminhamento dos nossos pareceres aos relatores permitirá que o IAB seja, também, convidado a participar das audiências públicas organizadas com o objetivo de ampliar a discussão dos assuntos abrangidos pelos projetos de lei."
Durante a reunião, os dirigentes do IAB receberam informações sobre os meios tecnológicos que permitem a realização de pesquisas detalhadas sobre as propostas legislativas protocoladas pela Câmara e o acompanhamento permanente das tramitações até a votação em plenário.
Por isso, Antônio Laért Vieira Junior comemora o aperfeiçoamento da reunião com o Congresso Nacional. "Será de fundamental importância para que os pareceres do IAB influenciem a redação final das propostas legislativas."
_________________