Migalhas Quentes

TJ/MG manifesta apoio aos ministros do STJ acusados pela revista IstoÉ

X

21/7/2006

 

"O Esquema Bertholdo"

 

TJ/MG manifesta apoio aos ministros do STJ acusados pela revista IstoÉ

 

O TJ/MG, por meio da Segunda Câmara Criminal, em sessão realizada ontem, 20/7, manifestou sua solidariedade aos ministros do STJ cujos nomes foram atingidos, segundo  Tribunal, de forma ignóbil e caluniosa, em reportagem intitulada “O Esquema Bertholdo”, publicada na revista “Isto É”, de 19 de julho corrente.

 

Dia 19/7, o presidente do TJ/MG, desembargador Hugo Bengtsson, já havia divulgado nota oficial em repúdio à mesma matéria: “O TJ/MG, por sua Presidência, vem de público manifestar sua solidariedade aos ministros do STJ cujos nomes foram leviana e infundadamente citados em reportagem da revista "Isto É". As notas oficiais divulgadas pela Presidência do próprio STJ e pela AMB - Associação dos Magistrados Brasileiros, em 17 e 18 do corrente, mostram, a toda evidência, o caráter de "denuncismo vazio" contido na referida reportagem, que o TJ/MG também firmemente repudia.”

 

Na 2ª Câmara Criminal, a manifestação de apoio veio pelas palavras do desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, que lamentou a constatação de como parte da imprensa brasileira, “desprovida de ética jornalística, lança matérias atentatórias à dignidade e a honra das pessoas, sem o compromisso de divulgar a verdade dos fatos ou sequer de ouvir previamente os envolvidos”.

 

De acordo com Herculano Rodrigues, aqueles que conhecem os ministros citados repudiaram “a estória vestida com as cores da afronta”. “O ministro Paulo Gallotti é daquelas pessoas cujo padrão de dignidade serve de exemplo para nós. O ministro Paulo Medina é um magistrado que Minas tem orgulho de ter oferecido ao Brasil, para atuar, com destaque, no Tribunal da Federação. O ministro Felix Fischer constitui uma reserva moral do Judiciário brasileiro”, anotou.

 

O magistrado lamentou ainda que a reportagem atinja não somente os ministros do STJ, mas o Judiciário como poder e a magistratura como instituição. “A verdade nunca perece”, concluiu o desembargador.

 

O presidente da Segunda Câmara Criminal, desembargador Reynaldo Ximenes, ressaltou que essa manifestação representa todas as câmaras do TJ. O desembargador observou que “as infundadas acusações atingem figuras da magistratura que engrandecem o STJ e alcançam toda a magistratura brasileira”. Reynaldo Ximenes demonstrou seu apoio aos ministros e ao presidente do STJ, em reconhecimento aos seus trabalhos.

 

A OAB, através do advogado Luiz Carlos Parreiras Abritta, também aderiu à manifestação de apoio aos ministros. Lembrou que é irreparável a conduta honesta dos magistrados, “que sempre lutaram pela promoção máxima da justiça”.

 

A Associação dos Magistrados Brasileiros e a Procuradoria Geral de Justiça também se fizeram valer da manifestação para se solidarizarem com os ministros do STJ.

 

________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Justiça exige procuração com firma reconhecida em ação contra banco

21/11/2024

Câmara aprova projeto que limita penhora sobre bens de devedores

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

Falta grave na exclusão de sócios de sociedade limitada na jurisprudência do TJ/SP

20/11/2024

A revisão da coisa julgada em questões da previdência complementar decididas em recursos repetitivos: Interpretação teleológica do art. 505, I, do CPC com o sistema de precedentes

21/11/2024