Migalhas Quentes

Empresas de serviços e dealers dividem responsabilidade em caso de fraude, afirma advogada

Representantes comerciais - também conhecidos como dealers - devem estar atentos a informações ao firmarem contratos.

2/3/2018

Os representantes de vendas de empresas de serviço, também chamados de dealers, são a ponte entre as companhias e o consumidor final. Porém, quando as empresas que utilizam esse canal de revenda se envolvem em ações sobre fraudes em contratos, de quem é a responsabilidade?

Segundo a advogada Barthira Spagnollo Acosta, sócia do escritório Silveiro Advogados, a responsabilidade em casos de fraudes deve ser dividida entre a companhia e seus dealers.

"O fornecedor do produto ou serviço pode ser acionado pelos atos dos representantes autônomos", explica Barthira. De acordo com ela, isso ocorre porque o CDC, em seu artigo 34, estabelece a responsabilidade solidária entre representante e empresa na hora de pagar a indenização.

Apesar da divisão de responsabilidade entre as companhias e os dealers nos casos, Barthira esclarece que, geralmente, o processo todo é arcado pela empresa. Entretanto, a advogada ressalta que cabe ao Judiciário escolher sobre como será feita a indenização ao consumidor, principalmente em alguns casos específicos. "Muitas vezes trata-se de uma empresa com estrutura de pequeno ou médio porte, que não possui condições financeiras suficientes para arcar, ainda que parcialmente, com as indenizações."

Barthira também pontua a importância de empresas e dealers zelarem pela satisfação do cliente, principalmente, em razão do entendimento das leis nacionais. "Atualmente, o entendimento da legislação brasileira é no sentido de que ninguém que seja lesado em alguma relação de consumo poderá ficar sem reparação, que deve ser a mais completa possível, a fim de dirimir os prejuízos advindos em razão da insatisfação do consumidor."

A advogada ainda alerta que os representantes devem estar, acima de tudo, atentos às informações ao firmarem contratos. Segundo ela, atualmente, tem ocorrido um aumento no número de ações relativas a fraudes envolvendo empresas justamente por negligência de dealers no momento de consolidar o negócio.

"Os dealers são treinados para a prevenção contra a fraude. Por isso, possuem o dever de conferir documentos básicos, como checar um comprovante de residência ou contrato social da empresa que aquele cliente em potencial pode estar representando, cruzar assinaturas e fazer consultas nos órgãos de proteção ao crédito a fim de evitar brecha para fraudes."

_______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Veja áreas que mais remuneram advogados segundo pesquisa da OAB/SP

15/8/2024

Advogado é agredido por PMs; Justiça manda devolver fiança

15/8/2024

Pais terão IR penhorado por publicação de filhos ligando Moraes ao PCC

15/8/2024

CNJ implementa modelo-padrão de ementas para decisões judiciais

14/8/2024

Justiça determina interdição de santuário dedicado a Lúcifer no RS

14/8/2024

Artigos Mais Lidos

A doação em vida não resolve o problema: O aumento do ITCMD na reforma tributária

15/8/2024

ITCMD: Postergar planejamento sucessório pode sair caro por causa da reforma tributária

15/8/2024

Quando o advogado deve dizer “não”?

15/8/2024

Por que as buscas e apreensões extrajudiciais ainda não saíram do papel?

14/8/2024

Invalidade da cláusula non cedendo em face da Lei das Duplicatas

16/8/2024