Dividida em eixos como responsabilidade, flexibilização, sindicabilidade judicial e as relações negociadas, a publicação também oferece uma visão contextualizada entre a vivência dos julgamentos na alta Corte Trabalhista e a noção prospectiva do cenário de profunda modificação legislativa da CLT.
De acordo com o ministro, a publicação é um referencial importante e uma contribuição ao inadiável debate que surge das modificações trazidas pela lei 13.467/2017. "O livro nasceu da percepção de que essa quadra da história nos reserva um verdadeiro rompimento paradigmático", assinala Emmanoel Pereira. "É que, se por um lado, a nossa agenda política ainda se prende a um conceito de desenvolvimento em certa medida já ultrapassado nas nações plenamente desenvolvidas, que voltam o olhar para a sociedade de risco e para a agenda correlata, por outro, a condição econômica atual do país, aliada às novas formas de contratações e relações humanas, nos impõe essa ruptura".
Para ele, é importante que os operadores do Direito não só conheçam as mudanças, mas também façam um juízo crítico-analítico dos aspectos alterados.
Sobre o autor:
__________
Ganhador:
Sérgio Ivan dos Santos Moreira, de Esteio/RS
_________