Sorteio de Obra
Migalhas sorteou um exemplar do livro "Democracia e Constituição" (303 p.), escrito por Cinthia Robert, gentilmente oferecido pela editora Millennium. Confira o ganhador abaixo.
A participação popular é virtual e sem consistência. O Estado precisa ser repensado em todas as latitudes e seu redesenho não prescinde à atuação efetiva dos cientistas éticos. Nesse panorama, este livro é oásis para saudável reflexão, pois propicia o reexame de temas recorrentes.
Restabelecer a razão das coisas, reproduzir os percursos da formulação humana rumo a edificação do Poder legítimo, enfatizar que o Estado é mero instrumento posto a disposição das criaturas para que estas atinjam suas finalidades básicas é prioritário. Para tanto se prestou a pesquisa e a resultante concentração de espírito da autora.
O resultado do seu entusiasmo é obra madura, que alerta para os riscos do autoritarismo, sempre a espreita e pronto para protagonizar a fênix apocalíptica indesejada por todos. O remédio é desenvolver um senso crítico apto ao desempenho da verdadeira cidadania, cujo estágio inicial é o apreço pelo pacto fundador, tão decantado na retórica, tão relegado na prática.
O amor à Constituição como compromisso para um convívio de tolerância e de paz é a lição extraível deste livro, que prega a participação consciente, ferramenta de uso contínuo, sem a qual Democracia e Constituição continuarão a ser meros frutos de vazia eloqüência.
________________
Jean Pierre Geremias de Jesus Neto, de São José dos Pinhais/PR