"Os temas tratados pelo Colégio de Presidentes bem demonstram a preocupação com os pilares das carreiras jurídicas, da Justiça e do nosso Brasil, e a dedicação dos Institutos nos altos estudos e a difusão dos conhecimentos jurídicos, ampliando os horizontes da cultura e das carreiras jurídicas em benefício da sociedade.
É fundamental o destaque da função social do advogado que, não por acaso, é indispensável à administração da Justiça, nos termos do art. 133 da Constituição Federal.
(...)
Estamos profundamente indignados com a escalada da corrupção que assola o Brasil. E, bem por isso, devemos lutar para avançar na retomada do protagonismo da Advocacia.
A presente obra é lançada pela Editora IASP, do Instituto dos Advogados de São Paulo, que promove a publicação de revistas especializadas, livros a partir da seleção de teses, dissertações, trabalhos e pesquisas de excelência, traduzindo numa efetiva colaboração para a Educação.
Sem Educação, não há futuro. Não se promove a pesquisa, a inovação tecnológica, a produção intelectual. Sem Educação, a Cultura não se propaga, como sempre nos ensinou o professor Miguel Reale, numa das suas mais famosas frases, hoje esculpida na Praça do Relógio da Cidade Universitária da USP, cidade que planejou quando foi reitor: "No Universo da Cultura o centro está em toda parte".
Obras como esta, disseminam a cultura, iluminam os caminhos, colaboram para o debate e o futuro das nossas gerações que devem aprender, de uma vez por todas, que não existe brasileiro acima da lei". O coordenador
Sobre o coordenador:
Horácio Halfeld Rezende Ribeiro é presidente do IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo. Graduado em Direito pela PUC/SP. Pós-graduado lato sensu em Direito Tributário pelo CEU. Pós-graduado lato sensu em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da PUC/SP. Mestre e doutorando (com créditos concluídos) em Direito das Relações Sociais, área de concentração de Direito Civil Comparado, pela Faculdade de Direito da PUC/SP. Professor.
__________
Ganhador:
Luciano Lopes Martins, de São Gotardo/MG
__________