Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da Obra "Direito Adquirido e Ordem Pública"

11/7/2006


Sorteio de Obra


Migalhas sorteou um exemplar do livro "
Direito Adquirido e Ordem Pública" (990 p.), escrito por Maria Coeli Simões Pires, gentilmente oferecido pela editora Del Rey. Veja a ganhadora abaixo.


O livro trata de temas como: A noção de paradigma e a importância de sua compreensão para a pesquisa jurídica. A filosofia do tempo e as dimensões da temporalidade jurídica. A evolução do direito intertemporal como construção universal.

Construção do príncipio da irretroatividade - Origem, contextualização e incorporação aos sistemas Lusitano e brasileiro. As normas de processo legislativo como proteção à segurança jurídica no constitucionalismo brasileiro - uma análise histórico-jurídica. Os critérios de limitação da retroprojeção da lei, entre outros.


A obra acolhe o tema geral do direito adquirido como princípio e como instituto de garantia da segurança jurídica, sinaliza a convergência das reflexões que pretende suscitar para a esfera pública e densifica a dificuldade da interface entre o direito adquirido e a ordem pública pela incorporação de subtema que traduz a particularidade de projeção do desenvolvimento do tema principal, segundo matrizes paradigmáticas da Alta Modernidade – do Direito e do Estado.


O tema, assim, tão denso, embora enfaticamente voltado para a investigação no campo do Direito Administrativo, não pode ser acorrentado nos domínios deste. O instituto do direito adquirido, na Teoria Geral do Direito, no Direito Constitucional e no Direito Administrativo, mas espraia-se por outros ramos do Direito público e pela Filosofia do Direito e invoca contribuição da seara privatística e de outras áreas do conhecimento científico.
________________

Ganhadora:

Anneliz D. Macanhan, de Jaraguá do Sul/SC 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Sancionada lei que altera Código Civil e padroniza atualização monetária e juros

1/7/2024

Magistrado que negou prioridade a gestante já foi censurado pelo CNJ

1/7/2024

Juíza aumenta pensão de pai no exterior: “paternar à distância é fácil”

1/7/2024

Advogado explica nova lei que padroniza índice de juros e correção

1/7/2024

Desembargador que negou prioridade a advogada gestante pede licença médica

1/7/2024

Artigos Mais Lidos

Imposto sobre ITBI e transferência patrimonial para holdings

1/7/2024

TDAH pode se aposentar pelo INSS?

30/6/2024

Porte de drogas para consumo pessoal e o STF. Um problema antigo e com solução antiga

1/7/2024

A validade do acordo judicial que estabelece o pagamento de honorários advocatícios de sucumbência quando há suspensão de exigibilidade em razão da concessão do benefício da justiça gratuita

30/6/2024

Holding familiar: Desafios jurídicos e propostas de soluções

1/7/2024