Discurso
Novos juízes tomam posse no TJ/RJ
“Presenciamos distorções. A corrupção, ideologias mesquinhas e interesses escusos causam sentimentos de incredulidade. Carregamos a bandeira da integridade. Para o magistrado, ser honesto não é qualidade e sim, pressuposto. A consciência de que devemos servir à justiça deve nos acompanhar sempre”, assegurou a juíza.
Ela afirmou que o momento é especial e de realização de um sonho. “Trata-se da coroação de nossos esforços para tornarmos aptos a assumir uma grande missão”. A juíza lembrou que para conseguir a aprovação no concurso foi preciso abdicar do convívio com os pais, maridos, namorados e filhos, a quem agradeceu pela compreensão. “Estamos aqui hoje porque perseguimos e alcançamos um ideal. Temos fé na Justiça e para encontrá-la é preciso ser fiel. Magistratura é vocação”, concluiu Camila.
O presidente do TJ/RJ, desembargador Sergio Cavalieri Filho, encerrou a cerimônia agradecendo à Comissão de Concurso e à banca examinadora. “Ser aprovado por uma banca examinadora como a do nosso Tribunal demonstra a dedicação e o empenho de cada um e a qualidade da magistratura fluminense”, afirmou. Ele lembrou, ainda, que dar posse a novos magistrados é o ato mais importante que um presidente de Tribunal de Justiça pode praticar: “essa é a primeira vez que tenho o privilégio de dar posse a novos juízes. Vocês agora passam a integrar a segunda Justiça mais antiga do país, com mais de 250 anos”.
Cavalieri comparou a Justiça a um rio que está em constante renovação, pois à medida que os magistrados mais antigos vão se aposentando, outros vão entrando, fazendo com que o Poder Judiciário esteja sempre em movimento. Para terminar, o presidente do TJ do Rio lembrou que “a Justiça tem a cara dos juízes que a integram” e que o ideal que anima a todos no dia da posse não pode morrer, nem se estagnar. O concurso para a carreira de juiz estadual teve 1.923 inscritos.
_____________