O Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá divulgou dados comparativos do primeiro semestre de 2017 com os mesmos períodos de 2016 e 2015 em relação a quantidade de arbitragens instauradas no centro, valores total e médio em disputa.
Veja abaixo:
De acordo com o presidente do Centro, Carlos Forbes, o primeiro semestre superou as expectativas para o ano e os dados confirmam previsões de crescimento da arbitragem.
“As projeções para 2017 contavam com um aumento no número de procedimentos arbitrais iniciados no CAM-CCBC, como resultado de uma mais ampla divulgação dos métodos adequados de solução de conflitos (mediação, arbitragem etc). Além disso, já contabilizávamos o impacto de alterações legislativas favoráveis ao desenvolvimento da arbitragem e da mediação e, obviamente, observamos uma melhora no cenário político-econômico do Brasil.”
Veja abaixo as considerações do presidente sobre o balanço.
- Qual sua análise sobre o mercado de arbitragem no primeiro semestre de 2017?
Esse primeiro semestre superou as expectativas que tínhamos para o ano de 2017. O ano passado, 2016, foi marcado pela instabilidade econômica e política que impactaram em diversas áreas. Para a arbitragem certamente o cenário não poderia ser diferente. Assim, os números do primeiro semestre de 2017 confirmam nossas previsões de crescimento e, segundo nossas projeções, esse será o caminho a ser seguido até o final do ano.
- Como o senhor avalia os dados do CAM-CCBC?
Os nossos dados foram muito positivos, pois, encerrada a primeira quinzena de setembro, o CAM-CCBC já recebeu o procedimento arbitral de número 100, ou seja, o centésimo procedimento iniciado em 2017. A marca ultrapassa o número de procedimentos registrados no ano de 2016, período em que recebemos 98 arbitragens.
- Quais os fatores de tal desempenho do centro?
O CAM-CCBC está sempre atento às demandas do mercado e em como aprimorar os serviços de administração de procedimentos arbitrais. São exemplos das melhorias implantadas: (i) ampliação da nossa equipe, que hoje conta com sete equipes de case managers na sua Secretaria; (ii) ampliação da lista de árbitros, com a inclusão de 11 novos membros; (iii) investimento em nossa infraestrutura, com a inauguração de um novo auditório com capacidade para 90 pessoas, que já foi palco de diversas palestras, aulas, encontros e outros eventos em prol do desenvolvimento da arbitragem e da mediação.
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