Sorteio de Obra
Migalhas tem o prazer de anunciar o sorteio de um exemplar do livro "
Os autores são todos advogados membros do ABCI. Os artigos aqui publicados cumprem um dos requisitos do ABCI para certificação desses membros. Os artigos desta coletânea destinam-se aos profissionais da área, alunos, professores, empresários e executivos ligados à importação ou exportação. Oferecem uma visão analítica sobre temas atuais de grande importância em uma área onde as fontes de informação e de conhecimento no Brasil ainda são limitadas: defesa comercial e solução de contenciosos.
"Dias após ter assumido a Embaixada em Washington, em abril de 2004, durante conversa em meu gabinete, meu colaborador, Aluisio de Lima-Campos, comentou sobre sua idéia de constituir um grupo de discussão para advogados brasileiros que se encontravam nesta capital estudando ou trabalhando na área de direito do comércio internacional. Disse-me ter sido procurado por alguns desses advogados e que todos procuravam especializar-se na área de defesa comercial. Sua idéia, disse-me, surgiu na seqüência desses encontros, após apurar que havia, pelo menos, dez profissionais brasileiros na cidade e um saudável interesse destes em participar da iniciativa.
A idéia, a meu ver, encaixava-se perfeitamente na decisão do governo brasileiro de promover a formação de um corpo especializado de advogados em comércio internacional no Brasil. Foi aqui que tive oportunidade de verificar em primeira mão a grande dependência das empresas brasileiras em firmas de advocacia norte-americanas na área de comércio internacional e da conseqüente necessidade de aprimorar os quadros profissionais brasileiros nessa especialidade. Assim, foi com entusiasmo que ofereci meu apoio à criação do grupo, que veio a ser denominado Advogados Brasileiros <_st13a_personname w:st="on" productid="em Comércio Internacional">em Comércio Internacional (ABCI).
Tenho interagido com os participantes do ABCI em eventos ligados à área do direito internacional e em almoços periódicos que pretendo continuar promovendo na Embaixada para aprofundar o relacionamento. Tenho testemunhado nessas ocasiões o crescente preparo e a seriedade de propósito desses jovens profissionais, que, estou certo, representam hoje o que o Brasil terá a oferecer de melhor na advocacia de comércio internacional dentro de alguns anos.
O ABCI reúne-se duas vezes por mês em Washington para discutir temas do direito do comércio internacional de interesse para o Brasil. Cada participante deve fazer, pelo menos, uma apresentação e escrever um artigo a ser publicado em coletânea no fim de cada ano. A presente obra constitui o primeiro volume dessa coletânea, que muito me orgulha prefaciar." Roberto Abdenur - Embaixador
________________
Héber Marques Lobato, de Montes Claros/MG