Migalhas Quentes

O STF e a apuração de lucro pela pessoa jurídica

19/6/2006


Imposto de Renda


O STF e a apuração de lucro pela pessoa jurídica


Está em curso no STF o julgamento do recurso RE nº 231.924, interposto por uma empresa de transportes, a fim de que seja declarada a inconstitucionalidade do artigo 86, parágrafo segundo, da Lei nº. 8.393/91 e da Portaria nº. 441/92 do antigo Ministério da Economia, Fazenda e Planejamento. Essas normas determinavam às pessoas jurídicas que apresentaram prejuízo fiscal no período-base de <_st13a_metricconverter productid="1991 a" w:st="on">1991 a impossibilidade de opção pelo pagamento do imposto de renda pelo regime de estimativa no exercício de 1992. Em conseqüência, empresas obrigaram-se à apuração mensal do imposto de renda.


Os contribuintes alegam que essa obrigatoriedade de apuração mensal veio a infringir o princípio da isonomia tributária, na medida em que atribui tratamento diferenciado a empresas equivalentes. Isto porque propicia às empresas que obtiveram lucro no período-base de 1991 pudessem optar pela tributação no regime de estimativa e compeliu, obrigatoriamente, ao único regime de apuração mensal as empresas que obtiveram prejuízo fiscal.


Em reconhecimento à tese do contribuinte, já se pronunciou favoravelmente o ministro Marco Aurélio, relator do recurso. No entanto, o pedido de vista do ministro Ricardo Lewandowski acabou por adiar o julgamento, fazendo com que esses contribuintes tenham que aguardar ainda mais o possível reconhecimento de seu direito à opção do pagamento do IR pelo regime de estimativa.


O Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia, Léo do Amaral Filho, explica que diante disso, caso prevaleça o entendimento do relator do recurso, atribuirá o "plus" da consolidação semestral dos resultados a essas pessoas jurídicas prejudicadas pelas disposições legais citadas, vindo a confirmar a impossibilidade de permanência de tal regra de apuração de lucros de pessoas jurídicas.

____________


Fonte: Edição nº 206 do Litteraexpress - Boletim informativo eletrônico da Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia.









Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Saiba quem foi Eunice Paiva, advogada interpretada por Fernanda Torres

6/1/2025

STF invalida lei que obriga bancos a fazer prova de vida do INSS

5/1/2025

Juíza multa cliente por má-fé que contestou seguro prestamista legítimo

4/1/2025

AGU nomeia 100 aprovados em concurso para advocacia pública Federal

5/1/2025

Por fluxo de valores recebidos, juíza valida empréstimos contestados

6/1/2025

Artigos Mais Lidos

A lei 15.040/24 (marco legal dos seguros) e a prescrição

6/1/2025

Concurso público: O problema da prova objetiva e a Justiça como solução

6/1/2025

Afinal, é possível conseguir a aposentadoria por obesidade?

4/1/2025

A inclusão da terceira idade no mercado de trabalho: Uma análise jurídica e social

6/1/2025

Imóvel como garantia: O que muda com a nova regulamentação do CMN?

5/1/2025