Independência
Catalunha aprova mais autonomia em referendo para se tornar uma das regiões mais independentes da Europa
Cerca de 75% dos mais de 5 milhões de eleitores disseram "sim" à proposta em referendo neste domingo, mas o comparecimento às urnas foi baixo, em torno de 50% das pessoas aptas a votar.
Com o resultado, a Catalunha, no nordeste do país, se tornará uma das regiões mais independentes da Europa.
O plano inclui a concessão de maior receita de impostos para a Catalunha, e mais poder para decidir como os recursos devem ser gastos, além de maior controle sobre os aeroportos e imigração.
Menos de um sexto da população espanhola vive na Catalunha, mas a região é responsável por um quinto do total da economia do país.
O primeiro-ministro da Espanha, José Luís Rodriguez Zapatero, qualificou o resultado do referendo como bom para a Catalunha e bom para a Espanha como um todo.
Separatismo
A proposta conta com o apoio do governo espanhol, dos socialistas que governam a Catalunha e de nacionalistas moderados.
O Partido Popular, conservador e de oposição, e a esquerda, são contra a proposta.
Os esquerdistas preferem a independência total da região.
Outros opositores do referendo expressaram temor de que as outras regiões da Espanha - inclusive o País Basco, com um longa história de separatismo armado - sigam este exemplo.
Observadores afirmam que o o progresso do programa de autonomia da Catalunha pode ter influenciado a declaração de cessar-fogo anunciada pelo grupo armado separatista basco Eta, no início do ano.
O referendo é a última etapa de um processo que começou em setembro de 2005, quando o parlamento catalão aprovou uma nova versão de Estatuto - o documento que define a relação e a divisão de poderes políticos entre a Espanha e a Catalunha.
_____________