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Renegociação de dívidas com bancos também podem ser feitas por meio de conciliação on-line

Um exemplo de uma câmara privada on-line que atua neste seguimento é Vamos Conciliar.

28/6/2017

De acordo com pesquisa realizada entre julho e setembro de 2016, pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), 53,6% dos participantes já tentaram renegociar uma dívida com um banco, porém, desse total, apenas 39,2% tiveram sucesso. Dos consumidores que tentaram renegociar a dívida, 56,7% consideram que a instituição financeira não avaliou a sua capacidade de pagamento na proposta de acordo.

Dados da Serasa mostram também que, em 2016, o número de inadimplentes em todo o país chegou a 60 milhões.

Neste sentido, as câmaras de conciliação e mediação privadas surgem como alternativa para as resoluções de conflitos bancários. Apesar de já existir uma estratégia de atuação por parte dos bancos com o objetivo de solucionar o problema por meio do acordo, as demandas desse tipo são crescentes e pedem alternativas cada vez mais eficazes.

Os bancos têm se beneficiado de várias formas com a novidade. Dentre as vantagens da conciliação é importante destacar a preservação e valorização da imagem das empresas e aumento da satisfação, além da agilidade nas respostas às necessidades dos clientes.

Com as câmaras on-line, os devedores não precisam esperar pela cobrança para liquidar suas dívidas. Eles podem ter uma postura proativa, acessar uma câmara e solicitar a negociação.

Um exemplo de uma câmara privada on-line que atua neste seguimento é Vamos Conciliar. Toda a sociedade, pessoa física e jurídica, no âmbito privado ou público, nacional ou internacional, desde que o caso envolva direitos disponíveis, podem buscar essa ferramenta contemporânea.

De acordo com a coordenadora da Vamos Conciliar, Mirian Queiroz, o benefício da conciliação não está só para as pessoas físicas. Segundo ela, as empresas que utilizam os métodos adequados de resolução de conflito notam considerável redução de custos e bons resultados.

"Além de reduzir altos custos com terceirização de cobrança e processos judiciais caríssimos, as empresas têm os casos resolvidos em tempo recorde", afirma.

Alem disso, a Vamos Conciliar gera relatórios gerenciais que permitem o acompanhamento das negociações, dados de satisfação dos usuários e ainda documentos relativos aos acordos firmados. São ferramentas on-line de alto padrão tecnológico que conseguem atender a demanda de bancos de pequeno e grande porte.

Como utilizar a Vamos Conciliar

Interativa e intuitiva, a plataforma on-line da Vamos Conciliar é muito simples. Para usar o serviço, basta que as partes tenham um computador ou um smartphone e acessem o site www.vamosconciliar.com.

Tudo começa no link "Iniciar conciliação", no qual o cliente ou a empresa explicam a demanda que pretendem resolver. Depois, é necessário preencher os dados que serão encaminhados a um conciliador.

Em seguida, será iniciado um diálogo via chat, oportunidade em que o cliente irá expor suas questões e seus interesses. O conciliador, então, auxiliará as partes na construção do acordo.

Se as partes chegarem a um consenso durante o chat, será emitida uma declaração de acordo. Caso contrário, o sistema disponibilizará um documento sobre o não acordo.

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