Migalhas Quentes

Ruy Homem de Melo Lacerda recebe homenagem de familiares e amigos

13/6/2006


Homenagem


Ruy Homem de Melo Lacerda recebe homenagem de familiares e amigos

O Dr. Ruy Homem de Melo Lacerda, falecido na madrugada do dia 4/6, foi homenageado por seus familiares e amigos com duas missas que lembraram o 7º dia de sua morte. A primeira delas celebrada sexta-feira, dia 9/06, na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, em Moema, Igreja por ele freqüentada durante muitos e muitos anos, a outra no sábado, dia 10/6, na Igreja de Santo Ivo, onde por 40 anos ele organizou, no dia 19 maio, a Missa de Santo Ivo, padroeiro dos Advogados, fazia seus comentários ao Evangelho, a homilia. Quiseram desse modo familiares e amigos reverenciar a memória daquele que foi advogado de corpo e alma, para quem, em suas próprias palavras durante a homenagem que lhe foi prestada na AASP em 10/5, “advogar era uma profissão de fé”. Durante o evento religioso, realizado na Igreja de Santo Ivo, a pedido da família, o presidente da AASP, Antonio Ruiz Filho fez breve discurso no qual agradeceu a obra de Ruy Homem de Melo Lacerda:

"Há alguns dias quis a Providência que pudéssemos prestar justíssima homenagem ao advogado Ruy Homem de Mello Lacerda, por sua indelével passagem pela Associação dos Advogados de São Paulo.

O Dr. Ruy, como era carinhosamente chamado, foi Conselheiro da nossa Associação por 27 anos, sendo seu Presidente por dois mandatos.

Cumprindo a sua missão na advocacia e nunca separando a sua fé cristã da vida, ele pôde introduzir na Associação dos Advogados de São Paulo princípios duradouros, que ainda norteiam e hão de nortear sempre os caminhos da Associação. Por força dessas orientações, que estavam fundamentadas, sobretudo, na sua fé cristã e católica, o Dr. Ruy com a sabedoria certamente haurida da oração, soube guiar a Associação por caminhos seguros. Foi assim, como cristão, “luz no mundo” para nós advogados. E justamente neste momento em que o Dr. Ruy parte para a casa do Pai é que nos damos conta do quanto foi rica sua presença entre nós e de quanto estamos necessitados de exemplos como o de sua figura de homem, cristão e advogado.

O trabalho de tantos anos do Dr. Ruy na Associação realmente produziu muitos frutos.

Foi ele um dos introdutores da Missa de Santo Ivo, patrono dos advogados, que a Associação dos Advogados vem tradicionalmente divulgando e celebrando anualmente nesta mesma Igreja de Santo Ivo. É necessário que a Associação promova sempre mais entre os advogados a devoção a Santo Ivo e a participação nessa celebração eucarística.

Principalmente nos dias instáveis de hoje é que nos apegamos com mais força ainda a muitos dos ensinamentos que nos deixou o Dr. Ruy, pois estamos certos de que tais ensinamentos estavam inspirados <_st13a_personname w:st="on" productid="em Deus. A">em Deus. A obra do Dr. Ruy na Associação dos Advogados, que hoje claramente se mostra para nós como fruto da caridade cristã, também nos remete diretamente às palavras de Cristo: 'Sem Mim, nada podeis fazer'.

Nesta Missa em sufrágio por sua alma também pedimos que o Dr. Ruy interceda por nós e pela Associação junto ao Pai.

Nossas condolências à família em nome da nossa, dele mais do que nossa, Associação dos Advogados de São Paulo.

Obrigado Dr. Ruy. Por tudo, obrigado."

_____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Saiba quem foi Eunice Paiva, advogada interpretada por Fernanda Torres

6/1/2025

STF invalida lei que obriga bancos a fazer prova de vida do INSS

5/1/2025

Juíza multa cliente por má-fé que contestou seguro prestamista legítimo

4/1/2025

AGU nomeia 100 aprovados em concurso para advocacia pública Federal

5/1/2025

Por fluxo de valores recebidos, juíza valida empréstimos contestados

6/1/2025

Artigos Mais Lidos

A lei 15.040/24 (marco legal dos seguros) e a prescrição

6/1/2025

Concurso público: O problema da prova objetiva e a Justiça como solução

6/1/2025

Afinal, é possível conseguir a aposentadoria por obesidade?

4/1/2025

A inclusão da terceira idade no mercado de trabalho: Uma análise jurídica e social

6/1/2025

Imóvel como garantia: O que muda com a nova regulamentação do CMN?

5/1/2025