A obra faz considerações sobre a internação compulsória de toxicômanos e a responsabilidade municipal; juízo de admissibilidade na Ação Civil de Improbidade Administrativa; contrato de concessão e gratuidade no transporte público municipal; retenções tributárias na contratação pelos municípios de prestadores de serviços optantes pelo simples; análise jurisprudencial da responsabilização do Procurador do município por emissão de parecer em procedimentos licitatórios; o subsídio diferenciado do Presidente da Câmara Municipal na visão dos Tribunais de Contas e de Justiça; dados sobre a fiscalização municipal: quem são e como pensam os fiscais de tributos; desmitificando o "valor venal" como base de cálculo do IPTU e do ITBI: teoria vs. prática.
Sobre os autores:
Mary Ane Anunciação Ianque é advogada. Pós-graduanda em Direito Público. Ex-assessora jurídica da Controladoria Geral dos Municípios de Contagem e de Belo Horizonte.
Rafael Santiago Costa é advogado. Mestre em Direito Ambiental e Políticas-Públicas. Pós-graduado em Advocacia Pública.
Sérgio Santos Rodrigues é advogado. Mestre em Direito. Conselheiro Federal da OAB, presidente da coordenação de Defesa da Liberdade Contratual e vice-presidente da Comissão de Direito Administrativo do Conselho Federal da OAB.
Thiago Chaves Gaspar Bretas Lage é advogado. Professor de Direito Financeiro e Tributário da UFOP. Mestre em Direito Público. Ex-procurador chefe da Fazenda de Contagem/MG.
__________
Ganhador:
Danni Schlesinger, advogado em SP.